Esportes

Cruzeiro vence Atlético-PR e aumenta vantagem no Brasileirão

Mineiros conseguiram 7ª vitória seguida com o placar mínimo de 1 a 0

Nilton anotou o gol único da partida em Minas Gerais
Nilton anotou o gol único da partida em Minas Gerais Foto : Washington Alves/Vipcomm/Divulgação CP
Está difícil de barrar a escalada do Cruzeiro rumo ao título do Brasileirão. Os mineiros venceram a sétima partida seguida, em cima do Atlético-PR e podem abrir mais vantagem na ponta na 21ª rodada do campeonato. O Furacão queria mostrar que é postulante ao título e pressionou, mas acabou derrotado por 1 a 0 no Mineirão, encerrando uma série invicta de 13 jogos.

Os mineiros chegam aos 46 pontos, na liderança absoluta, com nove de vantagem sobre o Grêmio. Essa diferença poderá cair para seis, caso o Tricolor vença o Atlético-MG neste domingo. O Atlético-PR, por sua vez, estaciona em quarto com 36 pontos.

Acostumado a imprimir um forte ritmo de jogo desde os minutos iniciais, o Cruzeiro começou a partida refém da troca de passes do Atlético-PR. Com muita marcação por parte das duas equipes, o jogo pegado deu o tom dos primeiros 15 minutos, resultando em apenas um lance de perigo, na finalização de Mayke, de fora da área. Weverton espalmou para escanteio.

Especialista em contra-atacar, o Cruzeiro se impôs em campo, e quase inaugurou o marcador em uma arrancada de Éverton Ribeiro. O chute desequilibrado levou perigo, passando à direita da meta paranaense. Em novo contragolpe, agora pelo alto, Egídio encontrou Ricardo Goulart na ponta direita, mas a zaga do Atlético cortou o cruzamento e evitou a finalização de Willian dentro da área.

A partida ganhou em emoção, e os visitantes responderam com um lançamento de Manoel. O atacante Marcelo errou no domínio e se complicou no momento de finalizar ao gol de Fábio. Bruno Rodrigo se recuperou e afastou o perigo. Menos afoito que nos minutos iniciais, o Cruzeiro passou a levar mais perigo e o gol foi amadurecendo. No lançamento de Goulart, Weverton bloqueou o chute de Mayke, mas na cobrança de escanteio, Nilton apareceu por trás da zaga e, livre, de perna esquerda, incendiou o Mineirão, ao anotar o gol da partida.

O primeiro tempo ainda ficaria marcado por um lance polêmico. Ricardo Goulart recebeu lançamento em posição legal e finalizou por cima do goleiro atleticano. A auxiliar Katiusca Berger levantou a bandeira e, depois de vários minutos de muita confusão, o árbitro Raphael Claus invalidou aquele que seria o segundo gol estrelado, gerando muita reclamação. Já aos 46 minutos, Borges também chegou a marcar mais um gol, desta vez, legalmente anulado.

Precisando correr atrás do resultado, o Atlético-PR voltou do intervalo menos acanhado, buscando mais o jogo. O Cruzeiro, no entanto, não diminuiu a força ofensiva, e passou a levar ainda mais perigo nos contra-ataques. Com as duas equipes buscando o gol, a partida ficou movimentada.

Mesmo diante da forte pressão do Atlético-PR, o Cruzeiro seguiu sólido em seu campo defensivo. Aos 44 minutos, o time da casa teve ótima chance de aumentar o marcador, mas Júlio Baptista finalizou por cima. Apesar do sufoco nos instantes finais, o Cruzeiro fez, mais um vez, seu dever de casa, alcançou os 46 pontos e agora torce pelo tropeço de seus principais concorrentes.


Bookmark and Share