A medalha de prata conquistada no Campeonato Mundial de Judô, disputado na Hungria na última semana, fez com que o sogipano Daniel Cargnin desse a volta por cima consigo mesmo no esporte. Isso porque, após o desempenho abaixo do esperado nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, em que acabou eliminado ainda na estreia, somado às lesões que sofreu, o judoca chegou a pensar na sua aposentadoria na modalidade.
No entanto, o desempenho no Mundial e a recepção na Sogipa com um churrasco feito por João Derly, tradição criada para os atletas que vão ao pódio em grandes campeonatos, vão totalmente ao contrário deste pensamento. Assim, Cargnin falou sobre a volta por cima nos tatames até a conquista da medalha na competição.
“Foi um passo muito importante. O atleta que eu peguei nas oitavas de final, era um atleta que eu tinha perdido na Olimpíada. Então, depois disso, mudei minha mentalidade até para lutar contra ele, porque ele esperava uma coisa de mim e eu fiz outra. E ali quando eu venci eu sabia que era um passo importante para a medalha, tanto que acabei saindo com a prata, então é só felicidade”, destaca o judoca.
Próximos passos até Los Angeles-2028
O último ciclo olímpico não foi fácil para Cargnin. O judoca enfrentou lesões difíceis e passou por quatro cirurgias até a viagem para Paris. Agora, para Los Angeles-2028, ele destaca que pretende aproveitar cada momento ao longo destes quatro anos. “Encarar os desafios de cabeça erguida era algo que eu estava tendo dificuldades e, agora, algo que vai soar até um pouco clichê, mas ter essa resiliência de saber que vão ter dias ruins mas que eu vou sobreviver a isso e que eu vou conseguir”, afirma.
Além de assador, João Derly também é a principal inspiração de Daniel nos tatames. Bi-campeão mundial da modalidade, Derly carrega a maturidade que Cargnin busca quando está lutando. “Me inspirando nele, consegui ser a melhor versão do Daniel”, conta. Ainda, o experiente judoca também teve papel essencial para que Cargnin se recuperasse do mau momento vivido no último ciclo.
Agora, o atleta visa aproveitar o momento mas sem relaxar na preparação para as próximas competições. “Não posso cometer os mesmos erros do que o ciclo passado,
que eu medalhei no mundial, de certa forma relaxei e acabou que as coisas não aconteceram como eu queria”, afirma. “Então agora é botar a cabeça no lugar, ver o que eu errei, ver o que eu acertei e voltar a ser o mesmo Daniel nos tatames, desfrutar tudo que eu posso até Los Angeles-2028”, conclui.
- Brasil é campeão com Hugo Calderano e com Bia Haddad neste domingo
- Águas do Guaíba voltam a invadir o CT do Inter, mas ainda sem causar danos graves
- Mano Menezes deve ter “pacote de reforços” no retorno aos treinos do Grêmio