Esportes

De Kannemann a Mandarins Colorados: as obras sobre esporte na 71ª Feira do Livro

A edição de 2025 conta com nove lançamentos, entre eles, a autobiografia do zagueiro gremista

Foto : Angelo Pieretti/Grêmio FBPA/ Divulgação

A cada novembro, a Praça da Alfândega se transforma em um palco de encontro entre leitores e autores. Desde a manhã da sexta-feira passada, a 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre celebra a literatura junto ao público. Das inúmeras alternativas nas bancas, a equipe do Correio do Povo separou uma lista de livros que têm relação com o esporte.

Os tricolores levam vantagem na quantidade de lançamentos: são dois títulos que retratam craques que já fizeram história no Grêmio. Uma delas é a autobiografia do zagueiro do Grêmio Walter Kannemann, escrita pelo jornalista Eduardo Rodrigues, em parceria com o historiador Daison Sant’Anna. O livro narra a trajetória do jogador no Grêmio, de 2016 até setembro de 2024. Como citado na obra, apesar de seu contrato com o clube expirar no final deste ano, os feitos estão fixados na memória afetiva dos torcedores.

Outro que pode agradar os gremistas é “Suárez: tricolor”, escrito pelo fotógrafo Lucas Uebel. Com sessão de autógrafos marcada para esta quarta-feira, dia 5, o livro traz uma retrospectiva do camisa 9 uruguaio com imagens históricas flagradas pelas suas lentes, que há 14 anos registra os maiores momentos do Tricolor. A obra possui texto de apresentação do presidente do Grêmio Alberto Guerra e do ex-técnico Renato Portaluppi. Já o prefácio fica por conta do vice-presidente de futebol Antônio Brum.

Do lado vermelho, uma das alternativas é “Revolução e revolta no Internacional - O caso dos Mandarins Colorados”, de Moari Tosin. A obra foca no famoso grupo de dirigentes que mudou a história do clube entre os anos 1960 e 1970 e que tinha entre seus expoentes, nomes como Ibsen Pinheiro e Hugo Amorim.

Para além da Dupla Gre-Nal, o destaque vai para o lançamento “Mariana de março a abril - A cidade pista de skate”, de Guilherme Corezola, que estará na feira no dia 10 de novembro às 17h, para uma sessão de autógrafos. A modalidade, diga-se de passagem, está em alta, já que há poucas semanas Porto Alegre esteve no epicentro do skate mundial, com a descida da lateral do prédio do Centro Administrativo por Mineirinho e nessa semana, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1721/23, que declara Porto Alegre como a Capital Nacional do Skate.

Confira abaixo outros sete títulos esportivos que estarão nas bancas da Feira do Livro:

Walter Kannemann

De Eduardo Rodrigues e Daison Sant’Anna

Editora Melhorpubli Publicações Especiais

Suárez: tricolor

De Lucas Uebel

Editora Capítulo 1

Sessão de autógrafos: Quarta-feira, 05 de novembro

Bola no Chão

De Leandro Domingos

Editora: Beta Librum

Revolução e revolta no Internacional - O caso dos Mandarins Colorados

De Moari Tosin

Editora Independente

Mariana de março a abril - A cidade pista de skate

De Guilherme Corezola

Editora Pião Livros

Sessão de autógrafos: Segunda, 10 de novembro, às 17h

No Coração da Torcida

De Pancho Rivas

Editora Catarse

Onde meus pés me levaram: das primeiras passadas às maratonas pelo mundo

De Firmo Vidal

Editora Independente

Sessão de autógrafos: Quinta, 13 de novembro, às 18h

Revolução e Revolta no Internacional - O caso dos Mandarins Colorados

Autor: Moari Tosin

Paulo Sant'Ana: o gênio indomável

De Márcio Pinheiro e Fernando Ernesto Corrêa

Editora AGE

Homão – Yustrich, o primeiro técnico estrela, na gênese do futebol que mobiliza amor e ódio no Brasil de hoje

De José Luís Costa

Editora Lisboa e Rocha

Com supervisão de Carlos Corrêa