Definidas as oitavas de final da Eurocopa

Definidas as oitavas de final da Eurocopa

Última rodada da fase de grupos confirma as classificações de Romênia, Bélgica, Eslováquia, Portugal, Turquia e Geórgia

Carlos Correa

Georges Mikautadze comemora o segundo gol da Geórgia sobre Portugal

publicidade

A Eurocopa já tem desenhado o caminho que o campeão terá que fazer até levantar a taça, no dia 14 de julho. Com as definições dos Grupos E e F, a competição conheceu todas as 16 seleções classificadas, inclusive quem são os quatro países que avançam como melhores terceiros colocados.

Em teoria, um dos lados dos cruzamentos parece bem mais complicado do que o outro. Afinal de contas, brigam pela mesma vaga para a final potências como Espanha, França e Portugal, além da anfitriã Alemanha. Do outro, em termos de tradição, ficaram Inglaterra, Itália e Holanda, sendo as duas primeiras, avançando, se enfrentam nas quartas de final.

Hoje, a decisão do Grupo E terminou de maneira curiosa. Isso porque todas as quatro seleções entraram em campo com três pontos e, portanto, com a possibilidade tanto de terminar a rodada eliminada como líder. Noventa minutos depois, dois empates – Eslováquia 1 x 1 Romênia e Bélgica 0 x 0 Ucrânia – mantiveram, em termos de pontos, todas seleções empatadas. A decisão foi para os critérios de desempate. Aí quem levou a melhor foi a Romênia, que avançou como líder, a Bélgica, como vice, e a Eslováquia, como terceiro. A Ucrânia, quarto lugar, se despede da competição com quatro pontos, enquanto no Grupo C a Dinamarca se classificou com três, mas na terceira posição.

Aos seis minutos de jogo entre Bélgica e Ucrânia, os torcedores ucranianos atrás de um dos gols exibiram uma tela com o rosto de um soldado ucraniano, composta com o retrato de outros 182 torcedores de clubes ucranianos que morreram durante a guerra. “A paz tem um preço. Desde fevereiro de 2022, milhares de torcedores morreram durante a guerra”, dizia uma faixa que acompanhava o retrato de Nazariy Hryntsevich, que morreu na frente de batalha em maio passado, aos 21 anos.

Na sequência, na definição do Grupo F, a surpresa ficou por conta da vitória da Geórgia sobre Portugal por 2 a 0, com gols de Kvaratskhelia e Mikautadze. O resultado foi importante porque garantiu ao país a classificação como um dos melhores terceiros. A liderança da chave ficou com os portugueses e a segunda vaga para a Turquia, que venceu a República Tcheca por 2 a 1, gol de Çalhanoglu e Tosun, Soucek descontou para os tchecos.

As oitavas começam no sábado. A partir de agora, os jogos que terminarem empatados vão para a prorrogação e, se preciso, pênaltis.

Os jogos das oitavas

  • Espanha x Geórgia – Domingo, 16h
  • Alemanha x Dinamarca – Sábado, 16h
  • Portugal x Eslovênia – Segunda-feira, 16h
  • França x Bélgica – Segunda-feira, 13h
  • Romênia x Holanda – Terça-feira, 13h
  • Áustria x Turquia – Terça-feira, 16h
  • Inglaterra x Eslováquia – Domingo, 13h
  • Suíça x Itália – Sábado, 13h


Mais Lidas



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895