capa

Divulgadas as medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Lima

Evento esportivo terá a presença de mais de 6,4 mil atletas e começa em 26 de julho

Por
Correio do Povo

Medalhas dos Jogos Pan-Americanos foram apresentadas duas semanas antes do início das competições

publicidade

A organização dos Jogos Pan-Americanos divulgou as medalhas que serão entregues na competição, que se inicia em 26 de julho, em Lima, no Peru. Três imagens alusivas à cultura do país andino foram escolhidas para estampar o verso das premiações, conforme as colocações. 

As medalhas de ouro têm imagens da Pedra dos 12 ângulos de Cusco; as de prata são alusivas à Fortaleza de Kuélap de Chachapoyas; já as de bronze têm estampadas a figura do Candealbro de Ica. Já as medalhas dos Jogos Parapan-Americanos terão, todas, a imagem do Santuário de Pachacámac. Já a frente delas é idêntica, variando apenas a cor.

De acordo com a organização, as medalhas têm diâmetro de 8 centímetros e 6 milímetros de espessura. O peso aproximado é de 320 gramas. Foram confeccionadas ao todo 4.941 medalhas para o Pan e o Parapan-Americano, sendo 1.582 de ouro e de prata e 1.777 de bronze. Conforme a organização, os discos das medalhas são feitas de cobre puro. As douradas estão banhadas de ouro 24 quilates; as de prata, em prata 950. Já as de bronze permanecerão em cobre. 

Foto: Divulgação

A primeira medalha nos Jogos Pan-Americanos a ser entregue deverá será a da prova de Taekwondo Poomsae. Neste modalidade, não há atletas brasileiros inscritos. 

O evento vai até 11 de agosto. Mais de 6 mil atletas de 41 países participarão das provas de 39 modalidades esportivas.