Dos dez primeiros colocados no Brasileirão, somente um não está em outras competições
Palmeiras desfrutará do mesmo calendário até o fim do ano, assim como a Dupla Gre-Nal
publicidade
O atual bicampeão brasileiro e a Dupla Gre-Nal têm algo em comum neste momento da temporada. Até dezembro, Palmeiras, Grêmio e Inter terão somente o Brasileirão para disputar. Curiosamente, dos dez primeiros colocados na tabela de classificação, somente um terá o calendário menos apertado do que os demais. Trata-se justamente do Verdão, de Abel Ferreira. Os demais concorrentes ao título dividem a atenção com as Copas, alguns deles em mais de uma frente.
A Copa do Brasil chega nesta quarta-feira às quartas de final. Flamengo, São Paulo e Atlético-MG estarão em campo no meio de semana. Esses três clubes brigam ainda pelo título da Libertadores da América. Já o Athletico, 10º lugar no Brasileirão e que também está vivo no torneio nacional, permanece na Sul-Americana.
Os demais integrantes da primeira página da tabela estão em duas competições. Fortaleza, atual líder do Brasileirão, e Cruzeiro logo à frente irão disputar as quartas de final da Sul-Americana. O vice Botafogo divide o foco do nacional com a Libertadores enquanto Vasco e Bahia estão no pelotão de frente do campeonato por pontos corridos e firmes na Copa do Brasil.
A Dupla Gre-Nal, por ora, não figura entre os dez primeiros. Na tabela dos asteriscos, fruto de vários jogos adiados em função da enchente no Rio Grande do Sul, aos poucos a agenda começa a ser cumprida. O Inter, o time com o maior número de jogos a cumprir começa nesta quarta-feira contra o Cruzeiro no Mineirão. A equipe de Roger Machado aguarda as datas dos duelos contra Bragantino (F), Flamengo (C) e Fortaleza (C). O time de Renato Portaluppi tem ainda seis pontos a mais do que a maioria para pleitear. O Grêmio ainda recebe o Criciúma e visita o Atlético-MG em datas a confirmar.
A situação mais curiosa no momento é a do Corinthians. Afundado na zona do rebaixamento na 18ª posição e com 24 jogos disputados, terá que se virar com a agenda apertada em folga nas semanas. O Timão avançou de fase tanto na Copa do Brasil como na Sul-Americana. Ou seja, terá trabalho pela frente, ao contrário do grande rival Palmeiras que nada em raia única até dezembro.