Dupla Gre-Nal estreia com objetivos diferentes na Copa São Paulo

Dupla Gre-Nal estreia com objetivos diferentes na Copa São Paulo

Equipes jogam neste sábado no mais tradicional torneio de base do Brasil

Fabrício Falkowski e Amauri Knevitz

publicidade

Grêmio, Inter e Juventude são os representantes do Rio Grande do Sul em mais uma edição da Copa São Paulo. Considerada a mais importante competição de categorias de base do Brasil, a Copinha reunirá, ao todo, 112 equipes. Os três times gaúchos estreiam neste sábado. Os gremistas, sob o comando do técnico Luiz Gabardo, estão no Grupo 16 e pegam a Desportiva Ferroviária. O Inter, do técnico Carlos Leiria, está no Grupo 9 e tem como primeiro adversário o Botafogo de Ribeirão Preto. Já o Juventude está no Grupo 1 e encara, na estreia, contra a Chapecoense.

Para o Grêmio, que jamais ergueu a taça do torneio, o único objetivo é dar experiência aos jogadores. “O resultado é o que menos importa”, esclarece Júnior Chávare, coordenador das categorias de base. O clube optou por levar um time jovem, sub-18, com cinco atletas sub-17. Não é a mesma equipe que chegou à semifinal da Copa Sub-20, disputada em dezembro.

A maioria daqueles jogadores faz parte de uma novidade, o Grupo de Transição, uma espécie de “Grêmio B”, instituído no segundo semestre de 2015. Eles vão se apresentar no mesmo dia do time profissional, quarta-feira, e farão pré-temporada simultaneamente, para estar à disposição de Roger Machado a qualquer momento do ano. Os mais jovens embarcaram ontem rumo a Itu. Depois do jogo contra a Desportiva Ferroviária, o time gremista pega o Santos do Amapá na segunda às 19h, e o Ituano às 21h de quarta.

“É claro que, quando entramos em uma competição com a camisa do Grêmio, temos que dar o melhor, mas às vezes corremos um risco calculado. Vai ser o caso da Copa São Paulo, onde vamos enfrentar times bem mais perto do limite da idade”, explica Chávare. Segundo o dirigente, Atlético-MG e São Paulo vão com os mesmos times que fizeram a final da Copa Sub-20, que chegam a ter uma diferença de 17 anos em relação à equipe gremista, na soma das idades. “Esses três jogos e as demais fases, se houver, serão só para dar experiência e ajudar estes jogadores a completar o ciclo de amadurecimento”, afirma.

Os nomes gremistas para se observar na Taça São Paulo são os atacantes Nicolas Careca e Erick, de 18 anos, e o meia Jean Pyerre, de 17, considerado uma das joias das categorias de base do clube.

Inter quer ir mais longe

Já o Inter tem um pouco mais de tradição na Copa São Paulo. No entanto, o último dos seus quatro títulos foi conquistado em 1998, em um time no qual despontava o zagueiro Lúcio. A equipe de 2016 apresenta valores com potencial para chegar ao time principal em breve, como os atacantes Ian Peter e Mila, o zagueiro Léo Ortiz e o lateral-esquerdo Mateus Oliveira. “É uma competição muito difícil, principalmente para os clubes que não são de São Paulo. O nosso objetivo é chegar à final, mas vamos por partes”, observa o gerente executivo das categorias de base do Inter, Jorge Andrade.

Segundo ele, a principal característica do time é o conjunto forte. “Não temos destaques individuais, mas uma equipe coesa”, avalia. O dirigente lembra que alguns atletas que ainda teriam idade para disputar a Copa São Paulo já estão com os profissionais, como o zagueiro Eduardo e o meia Alisson Farias: “Seriam nossos titulares agora”.

Jorge Andrade salienta que o clube encara a competição como um mostruário de jovens atletas. Por isso, levará seis observadores para cobrir toda a competição. “Vamos ver todos os jogos e tentar avaliar o maior número possível de jogadores”, finaliza o dirigente. Depois do Botafogo de Ribeirão Preto, os colorados enfrentam o Serrano (BA) na segunda-feira e, fechando a primeira fase, o São Carlos, na quarta. Os dois melhores colocados de cada chave avançam à próxima etapa.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895