Convocado pela primeira e última vez até então em outubro de 2010 para defender o time principal em um amistoso – três meses depois de se transferir para a Inter de Milão –, Coutinho vingou definitivamente na Inglaterra. Titular em 30 dos 37 jogos realizados pelos Reds em 2013/2014, o meia despertou a atenção de Dunga e poderá reconquistar o espaço no Brasil, depois de já ter defendido as Seleções sub-17 e sub-20.
Foram cinco gols e oito assistências na temporada passada e a confirmação da vaga na Liga dos Campeões. Desempenho à parte, Coutinho aponta a evolução a qual teve de se submeter para conseguir jogar na Europa como fator primordial na sequência pelo Liverpool. Em uma breve comparação com o futebol praticado no Brasil, o jogador acredita que as diferenças não se restringem apenas ao comportamento tático.
Aos 22 anos, Philippe Coutinho desponta como candidato a ser o organizador das jogadas no meio de campo da Seleção. Ele seria a referência para municiar o ataque que foi sentida durante a Copa do Mundo.