Em ano de Copa, Brasil se dá bem na água

Em ano de Copa, Brasil se dá bem na água

Gabriel Medina salvou 2014 para País ao conquistar título inédito no surfe

Correio do Povo

Em ano de Copa, Brasil se dá bem na água

publicidade

Teve Copa! Mas ela será lembrada bem mais pelo clima de fora do campo do que pelo desempenho da Seleção Brasileira dentro das quatro linhas (gol da Alemanha). Mas se o Brasil não chegou ao sonhado hexa, fez bonito em outras modalidades, em especial nas que tinham água, como a natação e o surfe, que fechou o ano esportivo com o inédito título do WCT de Gabriel Medina.

Esporte perde nomes como Eusébio, Luciano do Vale, Jack Brabham, Di Stefano

Grandes nomes do futebol, dentro e fora dos gramados, e uma lenda da Fórmula 1 morreram em 2014. A primeira grande perda ocorreu quando o maior jogador de Portugal Eusébio foi vítima de insuficiência cardíaca. Ainda no mundo da bola, o narrador Luciano do Vale também foi vítima de um enfarte. Depois, o tricampeão de Fórmula 1 Jack Brabham não resistiu a complicações de doença renal, aos 88 anos. O craque argentino Alfredo Di Stefano também perdeu a vida aos 88 anos, por complicações cardíacas.

A lembrança de Senna e a luta de Schumacher


O 1º de maio trouxe a lembrança e homenagens para um dos maiores esportistas da história do Brasil. Foram 20 anos da morte de Ayrton Senna e 30 da sua estreia na Fórmula 1. Senna somou três títulos mundiais (1988, 1990 e 1991) sempre com a McLaren. Outro ídolo das pistas, Michael Schumacher passou o 2014 inteiro recuperando-se do acidente sofrido no fim do ano passado. Após seis meses, o alemão saiu do coma e mais tarde foi levado para casa, mas não há qualquer imagem dele desde 2013.

A Copa que deu certo foi dos gols e dos grandes jogos

As polêmicas de atrasos e gastos excessivos com obras dentro e fora dos estádios ficaram em segundo plano durante o torneio. Foi uma Copa de estádios cheios e muitos golaços – um dos mais belos anotados no Beira-Rio, por Tim Cahill, em Austrália x Holanda. Além de bola na rede, teve mordida de uruguaio e uma revelação colombiana, Jámes Rodríguez, destacando-se mais que estrelas como Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi. Mas, se tem uma lembrança ruim, ela atende pelo nome de Mineiraço e nos marca com um 7 a 1 no placar. Quem vibra por isso são os alemães, que logo depois sagraram-se tetracampeões do mundo no Maracanã.

Mayra Aguiar é campeã mundial de judô

A gaúcha Mayra Aguiar fez história ao conquistar a medalha de ouro do Mundial de Judô, realizado na Rússia. Após se recuperar de lesão que a deixou 11 meses afastada das competições, ela derrotou a francesa Audrey Tcheuméo na final para celebrar o título, segundo de uma brasileira na modalidade esportiva. Dias depois ela foi recebida com festa em Porto Alegre.

Lewis Hamilton é bicampeão da Fórmula 1

O inglês Lewis Hamilton confirmou o favoritismo da Mercedes e, num de seus melhores anos, confirmou o bicampeonato de Fórmula 1. O título, contudo, veio apenas na etapa final, com vitória em Abu Dhabi. A temporada também ficou marcada pelo acidente de Jules Bianchi, no GP do Japão. O piloto francês perdeu o controle de sua Marussia na chuva e colidiu contra um trator que tentava retirar a Sauber de Adrian Sutil da área de escape.

Cruzeiro é bicampeão brasileiro


Pelo menos cinco concorrentes sonharam em desbancar o líder, mas o título do Brasileirão ficou de novo com o Cruzeiro. O Atlético-MG encontrou outros caminhos para a competição continental, vencendo a Copa do Brasil exatamente sobre o Cruzeiro.

Brasil, o país da natação

Dezembro foi um marco para a natação brasileira. A dois anos dos Jogos Olímpicos do Rio, os atletas do País garantiram pela primeira vez o primeiro lugar no quadro de medalhas de um Mundial. A façanha veio no Mundial de Piscina Curta do Catar. Foram sete medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.



Pelé assusta fãs


O Rei do Futebol assustou o País entre os meses de novembro e dezembro. Pelé foi internado duas vezes no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Primeiro, para retirada de pedra nos rins e, depois, por complicações da cirurgia, causando uma infecção renal. Pelé teve complicações ao não reagir bem a tratamento com antibióticos, mas com a troca de remédios se recuperou totalmente e deixou o hospital em 9 de dezembro, 16 dias após sua entrada.

Medina faz história

O paulista Gabriel Medina surpreendeu o mundo e "assustou" até mesmo o multicampeão do surfe Kelly Slater. Com uma ascensão meteórica ao topo do ranking, entrou como favorito para ser campeão do circuito mundial, em dezembro na praia de Pipeline, no Havaí. O título inédito veio após cinco dias de espera, quando ele passou à final e Mick Fanning ficou pelo caminho no Pipe Masters.

Real é campeão mundial

Nem com ajuda do Papa! O San Lorenzo jogou para se defender e evitou uma goleada, mas o título do Mundial de Clubes ficou mesmo com o poderoso Real Madrid. Com a derrota por 2 a 0, os sul-americanos ficaram com o vice do torneio no Marrocos, enquanto o time de Cristiano Ronaldo, Benzema e companhia levou o troféu para a Espanha.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895