Esportes

Em bom jogo, Santos e Coritiba empatam na Vila Belmiro

Partida terminou 2 a 2 e Coxa segue como único invicto do Brasileirão

Se não tivesse perdido tantos gols, o Santos pós-Neymar poderia ter passado com sucesso por um duro teste neste domingo. No entanto, o excesso de erros ofensivos acabou castigado, e o Coritiba, embalado por outra ótima atuação de Alex (35 anos), conseguiu empatar por 2 a 2 no fim do jogo, válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Insistente, o Coxa segue como o único invicto da competição e, com o resultado, não deixa o Botafogo liderar a tabela de maneira isolada. As duas equipes somam 16 pontos, mas os cariocas têm uma vitória a mais (5 a 4) e, por isso, ostentam a primeira colocação. Já o Santos está na zona intermediária da classificação, com 12 pontos.

Pela ascensão do Santos e o bom momento do Coritiba, era esperada uma boa partida na Baixada Santista. E a expectativa se tornou realidade, com bom toque de bola da equipe de Marquinhos Santos e mais uma boa apresentação do jovem meia Leandrinho, de 19 anos, com a camisa do Santos.

Mesmo fora de casa, o Coxa não se retraiu e começou o jogo impondo seu ritmo de jogo, com rápidas triangulações no campo de ataque, aproveitando a marcação frouxa do time de Claudinei Oliveira. Os visitantes só não abriram o placar aos dez minutos porque Alex demorou demais para finalizar, livre dentro da área, e, quando fez o arremate, acertou a trave de Aranha. No rebote, Deivid chutou para fora.

Aos poucos, o Peixe diminuiu um pouco a diferença do domínio. Foi ganhando campo gradativamente. Montillo assustou o goleiro Vanderlei em arremate da intermediária aos 14 minutos.

Quando conseguiu entrar na área alviverde, o Santos fez o gol. Em ótima jogada de Galhardo e com belo passe de Leandrinho, Neilton apareceu sozinho na pequena área e superou Vanderlei: 1 a 0 e mais esperança da torcida santista com a nova geração de garotos que surge na Vila Belmiro.

O Coritiba só não teve melhor sorte na primeira etapa porque seus homens de frente pecaram no momento de concluir os lances. O atacante angolano Geraldo, por exemplo, protagonizou jogada bizarra ao tentar um drible. Ameaçou a finta com traquejos incomuns e, ao executar a jogada, tocou a bola com o pé esquerdo na perna direita.

Mas antes do intervalo, o Coxa praticamente repetiu o toque de passes que deixara Alex na cara de Aranha e, desta vez, o meia mostrou enorme destreza e deu uma linda cavadinha na saída do goleiro, empatando a partida.

No segundo tempo, a qualidade do confronto caiu um pouco e boa parte das melhores oportunidades não surgiram de trocas de passes, mas de cruzamentos nas bolas paradas.

Foi assim que que os curitibanos voltaram a acertar a trave de Aranha. Chico aproveitou o cruzamento na medida de Alex e desviou antes de a bola acertar o poste esquerdo da meta santista.

Logo em seguida, aos 18 minutos, Galhardo colocou na área e Cícero subiu sozinho: 2 a 1 e explosão da torcida no alçapão santista.

O triunfo poderia ter sido garantido, já que Montillo ainda acertou a trave em chute cruzado e Neilton e Pedro Castro ainda desperdiçaram chances incríveis.

Mas, de tanto errar, o Alvinegro foi castigado com um gol de Alex aos 42 minutos do segundo tempo, após o meia tabelar com Robinho e chutar rasteiro no canto de Aranha.

O Santos volta a campo na quarta-feira, diante do Crac, em Goiás, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil - o primeiro duelo foi 1 a 1. Já o Coritiba receberá o Vitória no Couto Pereira, no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

Bookmark and Share