Em crise, LDU segue em procura de técnico

Em crise, LDU segue em procura de técnico

Próximo adversário do Grêmio está sem treinador desde domingo passado

William Lampert

Próximo adversário do Grêmio está sem treinador desde domingo passado

publicidade

A poucos dias de definir o seu futuro na Libertadores, a LDU vive uma crise. O técnico Cláudio Borghi entregou o cargo no domingo após a goleada de 5 a 0 para o Barcelona do Equador. Foi a terceira vez que o argentino tomou a mesma atitude. Depois de duas tentativas de demissão, a direção aceitou a sua saída. Agora, trabalha na busca de um substituto que possa estar na casamata nos três compromissos decisivos do torneio continental: Toluca (5/4), Grêmio (13/4) e San Lorenzo (19/4). Por enquanto, o time será comandando por uma dupla histórica.

Enrique Vera e Norberto Araújo, remanescentes da equipe vitoriosa na década passada, dividirão a interinidade do cargo de técnico. Ambos estão com 37 anos e ainda atuam na LDU. Eles estão no clube praticamente de forma ininterrupta desde 2006. Vera saiu por dois breves períodos para atuar no México. A dupla esteve nas conquistas da Libertadores de 2008 e da Sul-Americana de 2009, a época mais gloriosa do futebol equatoriano. Araújo vinha sendo titular na zaga com o antigo treinador. Vera havia ganho a posição no meio-campo nas últimas quatro partidas.

Quem irá assumir 

A lista de substitutos para o cargo de Borghi tem três nomes. O grande favorito é Gerardo Pelusso, campeão da Sul-Americana de 2015 com o Santa Fe, o uruguaio deixou há poucos dias o cargo após um desentendimento com Omar Pérez, principal jogador do time. A imprensa equatoriana, inclusive, especula que os primeiros contatos do diretor de futebol Esteban Paz com o treinador foram feitos já na madrugada de segunda-feira, pouco depois do antigo treinador ter saído.

A busca se resume a estrangeiros. A LDU, aliás, não é dirigida por um técnico local desde 1996. O argentino Claudio Vivas, que estava no Banfield ano passado, e o peruano Julio César Uribe, cujo a última equipe foi o Universidad San Martín entre 2013 e 2014, também são outras alternativas. Atual técnico do São Paulo e campeão da Libertadores de 2008 com os equatorianos, Edgardo Bauza é apontado como um conselheiro da família Paz, que controla o clube há mais de uma década.

O anúncio deve ser feito até a próxima semana. Ou seja, o Grêmio, no confronto do dia 13 de abril, em Quito, provavelmente enfrentará um treinador definitivo e não um interino. A temporada da LDU tem sido decepcionante, assim como os últimos anos. O jejum de títulos vem desde 2010. No torneio continental, foram apenas três pontos conquistados em três jogos. No Campeonato Equatoriano, a situação é ainda pior. O time amarga apenas a décima posição entre 12 participantes.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 29 de março

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta sexta-feira, 29 de março: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895