Após a conquista do Challenger 175 de Phoenix no último domingo, João Fonseca vem embalado para o Masters 1000 de Miami. Na estreia, ele irá reencontrar seu oponente da final do Next Gen Finals, o americano Learner Tien, atual 66º colocado do ranking mundial. A partida está prevista para ocorrer nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), e terá transmissão do streaming Disney+ e do canal ESPN.
O duelo é considerado o confronto entre a nova geração do tênis, já que ambos possuem idades semelhantes – o brasileiro com 18 anos e o americano com 19. Os jovens tenistas já se enfrentaram três vezes, com duas vitórias do brasileiro no circuito profissional durante o Next Gen Finals, inclusive na final do torneio. No juvenil, o brasileiro venceu o único confronto, na decisão do Us Open Junior em 2023.
Caso avance no torneio, o caminho de Fonseca não é nada fácil. O brasileiro pode enfrentar Andrey Rublev, atual número 9 do ranking, nas oitavas de final. Ambos se enfrentaram somente uma vez, na primeira rodada do Australian Open deste ano, na qual João venceu. Caso avance ainda mais, terá pela frente Alexander Zverev na semifinal.
O brasileiro ocupa a sua melhor posição do ranking mundial, em 60º colocado. O torneio em Miami será o terceiro Masters 1000 da sua carreira, segunda categoria mais importante da elite do tênis atrás apenas dos quatro Grand Slams. No ano passado, Fonseca disputou o Masters 1000 de Madri e no início desse mês de março jogou em Indian Wells, na Califórnia. Nas duas oportunidades, ele chegou até a 2ª rodada.
*Sob supervisão de Carlos Corrêa