Esportes

Emerson Leão critica Neymar e diz que atacante do Santos não é exemplo para ninguém

Ex-goleiro ainda questionou participação do jogador na Copa do Mundo de 2026

Neymar se recupera de sua terceira lesão no ano
Neymar se recupera de sua terceira lesão no ano Foto : GUILHERME DIONíZIO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO/CP

Campeão brasileiro pelo Santos em 2002, Emerson Leão não poupou críticas a Neymar. O ex-goleiro e treinador afirmou que o atacante “não serve de exemplo para ninguém”, questionou sua condição física e disse não acreditar que ele vá disputar a Copa do Mundo de 2026 pela Seleção Brasileira.

“Tenho poucas palavras para o Neymar. Eu acho que uma coisa depende da outra: o homem fora e o homem dentro. E aí, não serve como exemplo para ninguém. Eu não vejo Neymar resolvendo os nossos problemas. Ele já passou da idade”, afirmou Leão em entrevista à CNN Esportes. O ex-técnico atribuiu às sucessivas lesões do camisa 10 o que chamou de despreparo físico.

Neymar está em recuperação de sua terceira contusão muscular no ano, desta vez na região do quadríceps. A previsão é de que o atacante de 33 anos volte aos treinos apenas em novembro.

"Ele não deixou de saber jogar futebol. Só que ele exige dele hoje os arranques que tinha e não tem mais, porque está despreparado. Então acontecem as contusões. Ele sabe o que quer fazer, mas não consegue mais. Não tem mais a mesma reação muscular. Não é o mesmo atleta. Não adianta", disse Leão, que foi campeão mundial em 1970 e também esteve presente nas Copas de 1974, 1978 e 1986.

Leão ainda revelou que, no início da carreira de Neymar, chegou a dar conselhos para o craque. "Eu me lembro que um dia joguei contra o Santos, ele estava saindo, e eu falei: 'Olha, menino, nós vamos precisar de você na Copa do Mundo. Se cuida'. E é a única coisa que ele não faz”, completou. Neymar retornou ao Santos em janeiro e, desde então, disputou 21 partidas, com seis gols e três assistências.

O contrato com o clube vai até 31 de dezembro, e ainda não houve conversas para uma possível renovação. O jogador tenta voltar a jogar com regularidade para convencer o técnico Carlo Ancelotti de que terá condições de disputar sua quarta Copa do Mundo.