O momento mais aguardado para quem acompanha a ginástica artística brasileira finalmente chegou. A equipe feminina fará sua estreia no Mundial da Indonésia nesta terça-feira, a partir das 8h30min (de Brasília), com uma formação já conhecida pelos brasileiros. Flávia Saraiva, Júlia Soares, Júlia Coutinho e Sophia Weisberg serão as representantes na competição, em busca de uma vaga na fase final do torneio.
Como não há disputas por equipes na Indonésia, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Júlia Coutinho serão as representantes no solo, enquanto as finalistas olímpicas na trave Flavinha e Júlia Soares também estão confirmadas no aparelho. No último sábado, a equipe realizou um treinamento de pódio, que busca reproduzir ao máximo o que acontecerá na competição. De acordo com Francisco Porath Neto, coordenador técnico da Seleção Brasileira, o momento é essencial para a preparação final da equipe.
“Este treino permite mais tempo para ajustes e contato direto com a arbitragem, sendo essencial para os últimos ajustes técnicos e estratégicos. Durante a competição, teremos apenas o tempo de aquecimento do aparelho, o que torna esse momento ainda mais valioso. Por isso, realizamos dois testes, um no ginásio de treinamento e outro aqui no pódio, para garantir a melhor preparação possível”, destacou.
O coordenador explicou também a estratégia utilizada para definir a participação das atletas em cada aparelho. “Valoriza o desempenho individual de cada ginasta. Sophia treinou todos e está pronta para o individual geral; isso foi importante para o próximo ano. É também um momento especial para atletas experientes, como a Flávia, que retorna ao solo pela primeira vez após os Jogos Olímpicos”, concluiu Porath Neto.