Eurocopa 2024: destaque do Grupo F, Portugal chega à competição após uma campanha 100% nas Eliminatórias
Seleção portuguesa venceu todos os jogos para garantir a classificação
publicidade
Cristiano Ronaldo pode não estar mais no ápice da sua carreira, mas ainda é um jogador que pode fazer a diferença. Tivesse só ele e Portugal já viria credenciada para a Eurocopa, mas a seleção portuguesa chega à Alemanha bem cotada para o título justamente por contar com outros nomes que têm se destacado no cenário mundial, como Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Rafael Leão. O Grupo F traz ainda a Turquia e República Tcheca, que devem brigar pela segunda vaga, e a Geórgia, o azarão da chave.
PORTUGAL
Nenhuma outra seleção teve uma campanha nas eliminatórias da Euro tão irrepreensível. Ao final das suas dez partidas, Portugal tinha vencido todas, somando 30 pontos. Mais do que isso, fez 36 gols e sofreu apenas dois, ambos na vitória sobre a Eslováquia por 3 a 2. À disposição do técnico Roberto Martínez, mais uma vez estará ele, a máquina de jogar futebol chamada Cristiano Ronaldo. Ao seu lado, outras estrelas que passam por ótimo momento como Bernardo Silva e Rúben Dias, ambos do Manchester City, além de Bruno Fernandes e Rafael Leão. Por tudo isso, a seleção de Portugal não é apenas favorita a uma vaga tranquila nas oitavas. É franca favorita ao título.
Participações: 8
Títulos: 1 (2016)
TURQUIA
Fosse levar em conta a campanha para chegar à Euro e a seleção turca até que estaria bem cotada, visto que se classificou em primeiro em um grupo que contava com seleções mais fortes, como a experiente Croácia. O problema é que o histórico de anos recentes da seleção não inspira grandes aspirações. O meia Hakan Çalhanoğlu, que joga na Inter de Milão é o destaque da equipe treinada por Vincenzo Montella, que também conta com jogadores de habilidade como Arda Güler, do Real Madrid. Tendo justamente na técnica de seus jogadores um dos pontos fortes, a seleção pode surpreender se a maioria deles estiver num bom dia.
Participações: 5
GEÓRGIA
A Geórgia alcançou um marco significativo em sua história esportiva ao garantir sua participação na Euro 2024, tornando-se o primeiro grande torneio de futebol do país. Após uma batalha acirrada na repescagem C, os georgianos superaram a Grécia nos pênaltis. O goleiro Mamardashvili, que atua no Valencia, é um dos destaques da seleção. Na frente, a esperança reside nos dribles rápidos do atacante Khvicha Kvaratskhelia, do Napoli.
Participações: Estreia na competição
REPÚBLICA TCHECA
Se a primeira força do Grupo F é Portugal, quem aparece logo em seguida é a República Tcheca. E na competição disputada na Alemanha, é justamente o futebol alemão que tem papel fundamental nas chances tchecas. Isso porque o destaque da equipe é o atacante Patrik Schick, um dos principais nomes na ótima campanha do Bayer Leverkusen na temporada, que culminou com o título da Bundesliga. Agora, a esperança é de que ele repita com a camisa vermelha o mesmo desempenho.
Participações: 10
Títulos: 1 (1976, ainda como Tcheco-Eslováquia)
- Tabela de jogos do Grupo F
- 1ª rodada
18 de junho, 13h - Turquia x Geórgia
18 de junho, 16h - Portugal x República Tcheca
2ª rodada
22 de junho, 10h - Geórgia x República Tcheca
22 de junho, 13h - Turquia x Portugal
3ª rodada
26 de junho, 16h - República Tcheca x Turquia
26 de junho, 16h - Geórgia x Portugal