Eurocopa 2024: Grupo D deve servir como teste para avaliar o potencial da França
Seleção francesa entra na Euro como uma das favoritas ao títulos e na primeira fase terá pela frente Holanda, Polônia e Áustria
publicidade
Um técnico que está no cargo desde 2012. Um atacante que é considerado o melhor jogador europeu da atualidade. Motivos não faltam para o torcedor da França acreditar que a Euro 2024 termine aos gritos de "Allez le bleus". A primeira fase promete testar a força de Mbappé e companhia, já que a seleção caiu no mesmo grupo da Holanda, um adversário sempre complicado e sempre disposto a jogar em velocidade e de forma ofensiva. A chave ainda tem a Polônia, que vem cercada de desconfiança, e da Áustria, que entra como azarão.
FRANÇA
Não há um favorito muito à frente dos demais nesta edição da Eurocopa. Mas se existe uma seleção que parece mais próxima do título, mesmo que por detalhe, é a França. Fatores não faltam, dentro de campo e na casamata. Didier Deschamps treina os franceses desde 2012. Neste meio tempo, foi campeão do mundo em 2018, vice do mundo em 2022 e da Euro em 2020. Com a bola rolando, tem à disposição nomes que qualquer técnico gostaria de contar como Tchouaméni, Konaté e Griezmann. Sem falar, é claro, de Mbappé, o melhor jogador europeu da atualidade.
Participações: 10
Títulos: 2 (1984 e 2000)
HOLANDA
A Holanda chega à Eurocopa com grande expectativa, mesclando jovens talentos com jogadores experientes, sob o comando do técnico Ronald Koeman, que retornou ao cargo após uma passagem bem-sucedida entre 2018 e 2020. A seleção tem destaques em todos os setores. Na defesa, conta com Virgil van Dijk, o experiente zagueiro do Liverpool, considerado por muitos o melhor defensor do mundo. No meio, De Jong do Barcelona é o maestro da equipe. E no ataque, Depay é uma das estrelas, principalmente nas jogadas em velocidade.
Participações: 10
Títulos: 1 (1988)
POLÔNIA
A Polônia teve que esperar um pouco mais para confirmar presença na Euro. Mesmo em um grupo com República Tcheca e Albânia, terminou em terceiro lugar, apenas um ponto na frente da Moldávia. Na respescagem, despachou a Estônia com goleada, mas precisou dos pênaltis para bater o País de Gales e carimbar o passaporte. Não por acaso, desde 2021 foram três técnicos - o atual é Michal Probierz. Mais uma vez, a grande esperança dos poloneses reside no capitão e artilheiro da equipe Lewandowski, conhecido por sua capacidade de marcar gols e liderança em campo. A missão será complicada, mesmo para se classificar como um dos melhores terceiros, dado os duelos com França e Holanda.
Participações: 4
ÁUSTRIA
Ainda que tenha se classificado para a Euro de forma direta, com apenas um ponto a menos do que a Bélgica, líder do Grupo F das Eliminatórias, a Áustria chega para a competição como azarão depois de ter dado o azar de cair no mesmo grupo de potências como Holanda e França. Para completar, o time do técnico Ralf Rangnick não terá o seu melhor jogador, o defensor e capitão Alaba, do Real Madrid, que sofreu uma grave lesão no final de 2023.
Participações: 3
- Tabela dos jogos do Grupo D
- 1ª rodada
- 16 de junho, 10h - Polônia x Holanda
- 17 de junho, 16h - Áustria x França
- 2ª rodada
- 21 de junho, 13h - Polônia x Áustria
- 21 de junho, 16h - Holanda x França
- 3ª rodada
- 25 de junho, 13h - Holanda x Áustria
- 25 de junho, 13h - França x Polônia
Veja Também
- Eurocopa começa nesta sexta-feira na Alemanha com muito equilíbrio e sem um grande favorito
- Eurocopa 2024: anfitriã Alemanha deve se classificar com tranquilidade no Grupo A
- Eurocopa 2024: Espanha, Itália e Croácia fazem do Grupo B um dos mais difíceis da competição
- Eurocopa 2024: Inglaterra é favorita no Grupo C e espera levantar a taça pela primeira vez