Esportes

Fifa confirma renúncia de Nicolás Leoz à presidência da Conmebol

Nota destaca que Confederação Sul-Americana terá de escolher substituto imediatamente

Fifa confirma renúncia de Nicolás Leoz
Fifa confirma renúncia de Nicolás Leoz Foto : Yasuyoshi Chiba / AFP
A Fifa confirmou em seu site a renúncia do paraguaio Nicolás Leoz à presidência da Conmebol. Conforme a entidade, a saída do dirigente ocorreu por causa de problemas pessoais e de saúde. Leoz também deixou seus cargos na Federação Internacional. No comunicado, a Fifa destaca que a Confederação Sul-Americana “terá de escolher imediatamente um substituto para o restante do mandato”.

Em pronunciamento na sede da entidade, Leoz afirmou que colocaria seu cargo de presidente da Conmebol à disposição em reunião da semana que vem com os presidentes das federações. "Em 30 de abril colocarei o meu cargo de presidente da Conmebol à disposição dos presidentes das outras federações. Me sinto feliz por me aposentar com a consciência tranquila de ter feito um grande trabalho", disse.

Investigação no Comitê de Ética

Embora o motivo apresentado para a renúncia de Leoz seja a fragilidade de seu estado de saúde, a notícia chega na sequência de uma investigação ao dirigente conduzida pelo Comitê de Ética da entidade máxima do futebol.

Segundo notícia publicada em janeiro deste ano pelo site uruguaio urgente24.com, o dirigente paraguaio teria recebido dinheiro para votar a favor da candidatura do Qatar para sede da Copa do Mundo de 2022.
Além de Leoz, o argentino Julio Grondona, presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), está sendo investigado pela Fifa. Os dois teriam recebido US$ 20 milhões (R$ 40,3 milhões), cada um, em troca de votos para a candidatura do país árabe.

Na ocasião, o Qatar conseguiu 14 dos 22 votos possíveis para receber a Copa de 2022. Tal votação foi realizada em outubro de 2010, e teve desdobramentos importantes como trocas de acusações e renúncias de dirigentes.

Uruguaio deve assumir Conmebol



Segundo o Estatuto da Conmebol, em seu artigo 34, a presidência da entidade após a confirmação da renúncia de Leoz será ocupada pelo seu vice. Neste caso o novo mandatário do futebol sul-americana passaria a ser o uruguaio Eugenio Figueredo.

"Em caso de vacância definitiva da presidência, o cargo será exercido pelo vice-presidente até a finalização do mandato. De acordo com a norma pertinente a este estatuto, a associação ao qual pertence, quem passa a exercer a presidência, deverá propor um novo membro para o Comitê Executivo, que será designado de acordo com as normas do estatuto", diz o texto do artigo 34 do Estatuto da Conmebol.

Sendo assim Figueredo ficará na presidência da Conmebol até 2015, quando será realizada uma nova eleição. O uruguaio também será responsável pela nomeação do substituto de Leoz no Comitê Executivo da Fifa. O regulamento não proíbe uma autoindicação.

Bookmark and Share