Fifa descarta tirar futebol da Olimpíada apesar de Copa bienal

Fifa descarta tirar futebol da Olimpíada apesar de Copa bienal

Presidente Gianni Infantino se recusou a comentar possível inclusão de futsal e futebol de areia no programa olímpico

R7

publicidade

A Fifa ainda não desistiu da ideia de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos, em vez dos tradicionais quatro anos de intervalo. Caso persista na proposta, que voltará a ser estudada em dezembro, o evento bienal concorrerá com os Jogos Olímpicos, sejam eles de verão ou de inverno. Mesmo assim, o presidente da federação internacional, Gianni Infantino, disse na última quarta-feira que não planeja propor alterações no programa olímpico.

Em entrevista oficial, após reunião do conselho da entidade, Infantino descartou substituir o futebol pelo futsal ou até mesmo pelo futebol de areia nos Jogos Olímpicos de Verão. A Fifa organiza Mundiais das duas modalidades e, nos últimos anos, vem experimentando relativo sucesso comercial. Nas entrelinhas, o manda-chuva deixou claro que está de olho em uma renovação do público consumidor da Copa.

Atualmente, o torneio olímpico é restrito a atletas de até 23 anos (a exceção de 24 anos se deu em Tóquio 2020, em razão do adiamento dos Jogos devido à pandemia do novo coronavírus). Mesmo assim, o formato adotado em Atlanta 1996 já causa inúmero desconforto nos clubes, que não querem ceder seus jovens jogadores a uma competição que está fora do calendário da Data-Fifa.

Por outro lado, com a Copa do Mundo bienal, a Fifa poderia lucrar mais financeiramente e atender a um desejo de dar mais espaço às seleções nacionais. Além disso, estaria no plano também a dita renovação do público. Importantes atores no futebol, no entanto, Conmebol e Uefa já se manifestaram contrários à mudança na tradição que acontece desde 1930.

“Certamente, não estamos discutindo ou tratando de sair dos Jogos Olímpicos. Pelo contrário, acredito que o futebol está orgulhoso de ser parte do movimento olímpico. Além disso, se falamos de algo que é bom para o futebol, na verdade, é bom para os esportes em geral”, disse Infantino, em entrevista por videoconferência.

Apesar de cumprir requisitos para eventualmente ingressar no programa, a própria Fifa não estaria disposta a emprestar um evento a algo que não seria dela própria. Guardadas as proporções de praticantes, o mesmo aconteceria com o futebol de areia. Nos bastidores, há quem entenda que o limite de jogadores sub-23 é um próprio boicote ao que seria uma Copa do Mundo nas Olimpíadas. Daí o interesse também de Infantino de fortalecer o seu lado, sem se preocupar se ficará de bom tamanho para o COI (Comitê Olímpico Internacional).

Concorrência a partir de 2028

Se aprovada, a mudança ocorrerá a partir de 2028, ainda em local indefinido. Nesse ano, realizam-se os Jogos Olímpicos de Verão, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Dois anos depois, os Jogos Olímpicos de Inverno, em uma cidade a definir. Em 1932, a australiana Brisbane receberá o principal evento multiesportivo do mundo, em concorrência com a Copa em algum outro canto do planeta.

“Conseguimos trazer mais pessoas para o futebol, e esse é o principal objetivo da Fifa, mas o importante é trazer jovens para praticar esportes. A falta de homens e mulheres, meninos e meninas, praticando esporte é um problema na nossa sociedade”, disse o dirigente suíço. “Não podemos cuidar apenas do nosso meio, mas do cenário como um todo, que é o que o COI está fazendo e nós vamos fazer também.”

Por mais que também passe a ser realizada a cada dois anos, a Copa do Mundo feminina não teria esse problema, já que ocorre em anos ímpares, não coincidindo com os Jogos Olímpicos.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 19 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta sexta-feira, 19 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895