Esportes

Fluminense desperdiça vantagem e empata com Sport

Time carioca começou ganhando por 2 a 0, mas sofreu o 2 a 2

Time carioca começou ganhando por 2 a 0, mas não conseguiu segurar vantagem
Time carioca começou ganhando por 2 a 0, mas não conseguiu segurar vantagem Foto : Nelson Perez / FLuminense F.C. / CP
O técnico Abel Braga voltou a um campo de futebol nesta quarta-feira. Ainda abalado pela tragédia familiar vivida no último fim de semana, foi ovacionado pela torcida adversária no estádio da Ilha do Retiro, no Recife, no confronto entre Sport e Fluminense, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Do banco de reservas, viu o time carioca abrir 2 a 0 com um início arrasador, mas não segurar a vantagem e, prejudicado pela arbitragem, deixar o gramado com um empate por 2 a 2.

Se com a bola rolando as duas equipes fizeram um duelo movimentado, antes do apito inicial a emoção tomou conta do estádio. Ao pisar no gramado, Abel Braga foi aplaudido de pé e teve o nome gritado pela torcida do Sport, que deixou a rivalidade de lado para apoiar o treinador que perdeu o filho mais novo, João Pedro, no último sábado. Emocionado, ele foi confortado pelo técnico rival Vanderlei Luxemburgo, ao lado de quem perfilou para ouvir o hino nacional no meio de campo.

Mesmo fora de casa, o Fluminense tomou conta do início de jogo, ignorou o péssimo estado do gramado e abriu 2 a 0 antes dos 15 minutos. Mas viu o Sport empatar e, com um a menos após a expulsão equivocada de Orejuela no segundo tempo, não teve forças para reagir. Assim, chegou aos 22 pontos, na parte intermediária da tabela de classificação, enquanto que o rival pernambucano foi a 28, na luta pelo G6. Neste sábado, o Fluminense recebe o Atlético Goianiense, enquanto que o Sport visita o líder Corinthians.

O Sport bem que tentou tomar conta do jogo nos primeiros minutos, mas foi o Fluminense que surpreendeu com um início arrasador. Aos oito, Gustavo Scarpa recebeu com muita
liberdade próximo ao bico da área, ajeitou e encheu o pé, no ângulo do goleiro Magrão. Foi o primeiro gol do meia desde 15 de fevereiro.

Assustado, o Sport sofreu o segundo apenas cinco minutos depois. Marlon cobrou escanteio pela esquerda e Renato Chaves subiu mais do que os adversários para cabecear no canto direito. O terceiro quase saiu aos 20, novamente após cruzamento na área, que Henrique finalizou no travessão.

Se não conseguia parar as jogadas aéreas do Fluminense, o Sport respondeu na mesma moeda para diminuir. Aos 31 minutos, Lenis recebeu pela direita e cruzou na cabeça de André, que subiu para testar no canto direito de Júlio César.

O gol embalou o Sport, mas a noite pouco inspirada de Diego Souza limitava as chegadas da equipe às jogadas pelo alto. Foram muitas as tentativas, mas a única efetivamente perigosa aconteceu aos 44 minutos, quando Rithely aproveitou escanteio da esquerda e cabeceou firme, exigindo grande defesa do goleiro tricolor.

Logo na volta para o segundo tempo, contudo, saiu o empate. Patrick roubou a bola na intermediária, arrancou com liberdade e encheu o pé. Ela ainda tocou no travessão e entrou. O barulho da torcida cresceu e a comemoração foi ainda maior quando Orejuela foi expulso de forma equivocada pelo árbitro paulista Marcelo Aparecido de Souza, que mostrou cartão vermelho direto ao volante após falta normal em Patrick.

Quando esperava-se que o Sport crescesse, foi o Fluminense que mostrou mais volume de jogo, mesmo com um a menos. Aos 10 minutos, Henrique Dourado perdeu grande chance ao se
atrapalhar com a bola. Pouco depois, Marlon fez bela jogada pela esquerda e bateu rente à trave.

Na bola aérea, o Sport quase virou aos 31 minutos, quando Diego Souza recebeu cruzamento de Mena e acertou a trave. Mas foi só. O Fluminense bloqueou bem as tentativas do adversário e garantiu mais um ponto na competição.