O Fluminense garantiu sua vaga nas oitavas da Copa Libertadores, ao vencer por 3 a 1 o La Guaira-VEN, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela sexta rodada da fase de grupos. Com oito pontos, o time carioca terminou em segundo lugar do Grupo C, contando com a ajuda do Independiente Rivadavia-ARG, que confirmou a liderança, com 16 pontos, ao vencer por 3 a 1 o Bolívar-BOL, mesmo atuando na Bolívia.
Com estes dois resultados, o Bolívar terminou em terceiro lugar, com cinco pontos, e vai disputar contra o Grêmio os playoffs da Copa Sul-Americana. Enquanto isso, o La Guaira-VEN, com três pontos e na lanterna, acabou eliminado.
A nova fase será disputada agora somente após a Copa do Mundo, entre os dias 11 e 20 de agosto. Como só a vitória interessava ao Fluminense, a estratégia do técnico Luís Zubeldía era atacar desde o início e não dar espaço ao adversário. Na pressão conseguiu um pênalti, aos cinco minutos, quando César da Silva tocou com o braço na bola após cruzamento de Canobbio.
Na cobrança, Savarino converteu aos nove minutos, deslocando o goleiro Varela. Mas a torcida não teve muito tempo pra festejar, porque o visitante empatou dois minutos depois. Graças a uma bela jogada individual de Londoño, que deu um chapéu no zagueiro Jemmes e bateu bloqueado por um carrinho Freytes. A bola, porém, sobrou para o chute firme do atacante.
Depois de quase levar o segundo gol, quando Londoño finalizou sozinho na área e Fábio fez uma grande defesa, o Fluminense ficou na frente, aos 27. Após uma tabela pelo lado direito, Martinelli enfiou o passe para Hércules, já dentro da área. O volante bateu de primeira e cruzado: 2 a 1.
No intervalo, os cariocas souberam da vitória parcial por 1 a 0 do Rivadavia-ARG em cima do Bolivar-BOL, que ia garantindo a segunda vaga nas oitavas ao Fluminense.
O segundo tempo começou num ritmo mais lento. A torcida se preocupou quando soube que o Bolivar tinha empatado seu jogo, se tornando uma ameaça à vaga do time carioca. Para desafogar, o Fluminense marcou o terceiro gol aos 21 minutos. Savarino entrou na área e caiu pedindo pênalti, mas a sobra ficou para Canobbio, que deu um toque entre as pernas de Osio e bateu de três dedos e de curva. Um golaço: 3 a 1.
Pouco tempo depois, a torcida voltou a explodir porque o Rivadavia tinha marcado um segundo gol na Bolívia. A vibração, porém, logo esfriou, porque o gol foi anulado e lá continuava tudo igual: 1 a 1. No final de semana, o Fluminense volta a campo para disputar seu último jogo antes da paralisação do Campeonato Brasileiro devido a Copa do Mundo. No domingo vai enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão, às 20h30, pela 18ª rodada.