FPF exclui Paulista da Copa São Paulo por inscrição irregular de jogador

FPF exclui Paulista da Copa São Paulo por inscrição irregular de jogador

Batatais fará final contra o Corinthians

AE

publicidade

A alegria deu lugar à frustração em Jundiaí e o Paulista, que iria decidir nesta quarta-feira a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o Corinthians, foi eliminado nesta segunda pela utilização de um jogador com idade adulterada, o famoso "gato". O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) confirmou a punição e que o zagueiro Brendon não é quem ele dizia ser, porque tem usado documento falsificado.

O atleta tem atuado com o nome de Brendon Matheus Araújo Lima dos Santos, que nasceu em 1997 e está preso no Rio de Janeiro por tráfico de drogas e roubo. O jogador do Paulista, na verdade, é o primo de Brendon, Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, quenasceu em 1994 - logo, não poderia disputar a competição. O limite de idade da Copa São Paulo é de 20 anos e ele fará 23 ainda em 2017. O jogador também pode ser punido criminalmente.

O presidente do TJD-SP, delegado Antonio Olim, anunciou que a decisão da entidade se dá após investigação sobre os documentos do jogador. "O Batatais nos comunicou sobre a irregularidade e descobrimos que o Brendon está preso. Pedimos que o Paulista apresentasse o jogador até às 14h e isso não aconteceu. Apenas mandaram um B.O. (Boletim de Ocorrência) que ele sumiu", explicou.

Dentre outras provas, foi constatado que Heltton - com o nome de Brendon - tinha uma Certidão de ascimento como se fosse natural do Rio de Janeiro, mas seu RG constava o Estado do Ceará como o local onde nasceu. Além disso, a certidão estaria no livro80 de registro do Rio de Janeiro. Mas a página não existe nos cartórios cariocas.

Assim que o caso foi divulgado, no sábado, o jogador negou a irregularidade. Horas depois, desapareceu. A diretoria do Paulista, que acatou a decisão do TJD-SP e da FPF, registrou um Boletim de Ocorrência e garante ser vítima da história. O clube divulgou nota em seu site em que
nega participação no ocorrido e lembra que no ano passado o atleta disputou o Campeonato Paulista Sub-20 pelo Nacional. "Somos vítimas e de nenhum modo partícipes desta eventual fraude e nos colocamos à disposição da FPF para esclarecimentos", diz o comunicado, assinado pelo presidente, José Verdugo Diaz.

O TJD-SP, por enquanto, não deve dar maiores punições ao time de Jundiaí, que poderia ser suspenso por até cinco anos de acordo com o que o regulamento prevê para os casos de irregularidades de inscrição. "Acredito que o Paulista foi na boa fé e colocou o garoto. Se a gente descobrir que o clube também está envolvido, ele será punido. No momento, a única coisa é a exclusão da Copa São Paulo", explicou o delegado.

Com a eliminação do Paulista, o Batatais irá fazer a final da competição diante do Corinthians. 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895