Após adiamento em uma semana, está tudo pronto para o início do Gauchão Feminino neste domingo. O campeonato estava planejado para começar no último domingo, mas foi adiado porque, segundo a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o site da CBF apresentava instabilidade e dificultava o registro das jogadoras no BID. O pontapé inicial do torneio está marcado para às 10h, com o confronto entre Juventude Dr. Salomé Goulart e Brasil-Far, no CT RGM, em Gravataí.
A primeira fase será disputada por sete clubes: Brasil-Far, Elite, Flamengo de Tenente Portela, Futebol Com Vida, Juventude, Juventude Salomé Goulart e Vidal Pro FC. Aqui, os times jogam entre si em turno único e os quatro melhores colocados avançam para a próxima etapa. A partir das oitavas de final, a dupla Gre-Nal também estará na disputa. Os clubes mais uma vez jogam entre si em turno único, com os quatro melhores avançando para a próxima fase. No final, se iniciam os mata-matas em partidas de ida e volta até a decisão do campeão, enquanto o terceiro lugar será disputado em partida única.
Outra mudança considerável do Gauchão Feminino é o aumento da premiação neste ano. De acordo com a FGF, o campeão receberá R$28,7 mil. O vice fica com R$ 17,2 mil, enquanto o terceiro colocado ganhará R$ 11,5 mil. As últimas seis edições do torneio foram vencidas pela dupla Gre-Nal. As Gurias Coloradas asseguraram o título estadual quatro vezes (2019, 2020, 2021 e 2023), enquanto as Gurias Gremistas conquistaram as outras duas vezes (2018 e 2022). Apesar disso, as equipes do interior gaúcho também vêm conquistando espaço. Exemplo disso é o Juventude ter assegurado o acesso para disputar o Campeonato Brasileiro A1, em 2025.
Todos os jogos serão transmitidos pela FGF TV, no Youtube.