Globo anuncia que negociará direitos do Brasileirão direto com clubes

Globo anuncia que negociará direitos do Brasileirão direto com clubes

Emissora divulgou nota oficial para informar que está fora da licitação do Clube dos 13

Correio do Povo

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Por meio de um comunicado, a Rede Globo afirmou que não participará da licitação dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro do próximo triênio (2012, 2013 e 2014). A emissora alegou discordar do formato para a disputa proposto pelo Clube dos 13 e afirmou que irá negociar de forma individual com os clubes.

O anúncio da Globo ocorre no momento que se realizará a primeira licitação sem a preferência pela empresa, por decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Ou seja, aberta a propostas de outras emissoras, como Record, Bandeirantes, SBT e Rede TV. E também quando o Clube dos 13 vive uma crise histórica, bem como definiu o seu presidente, Fábio Koff, devido à saída do Corinthians e dos grandes cariocas. Os clubes anunciaram que pretendem negociar as transmissões de suas partidas de maneira separada.

O Clube dos 13 enviou na última quinta-feira a carta-convite para as emissoras apresentarem suas propostas na licitação. As empresas convidadas têm até o dia 11 para enviarem os valores que estão dispostas a pagar, em envelope fechado. O edital está disponível no site do Clube dos 13.

• Leia a íntegra do comunicado

Os dirigentes efetivamente preocupados com os legítimos interesses dos seus clubes e, acima de tudo, os torcedores são testemunhas dos volumosos investimentos que a Rede Globo tem feito ao longo desses anos, numa parceria pelo aprimoramento do nosso futebol, na busca de um espetáculo emocionante, com profissionalismo e qualidade.

Essa contribuição tem se traduzido no crescimento das receitas dos clubes, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, bem como com a comercialização de outros direitos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios.

As exigências e modificações nos conteúdos das plataformas implicam na desestruturação de um produto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos, inviabilizando assim qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos.

As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros.

Assim é, em respeito ao interesse do público, que a Rede Globo se sente impedida de participar desta licitação e pretende manter diálogo com cada um dos clubes para chegarmos a um formato para a disputa pelos direitos de transmissão que privilegie a parte mais importante desse evento: o torcedor.

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