Governo suíço irá apoiar candidatura de Sion para sede dos Jogos 2026

Governo suíço irá apoiar candidatura de Sion para sede dos Jogos 2026

Executivo prometeu um aporte financeiro de mais de 800 milhões de euros caso a cidade seja escolhida

AFP

publicidade

O governo suíço anunciou nesta quarta-feira seu apoio à candidatura de Sion aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, prometendo um aporte financeiro de mais de 800 milhões de euros caso a cidade seja escolhida. "Para o Conselho Federal, estes Jogos deverão ter repercussão positiva na coesão nacional e no desenvolvimento econômico do país, especialmente nas regiões montanhosas", informou o departamento federal de Esportes, em nota.

"A organização dos Jogos Olímpicos de Inverno na Suíça representará uma grande oportunidade para o esporte, para a economia e para a sociedade", continuou, enfatizando a vontade dos organizadores de "se apoiar na medida do possível nas infraestruturas existentes e organizar os Jogos respeitando os princípios de desenvolvimento sustentável".

O montante "máximo" de ajuda estatal será de 995 milhões de francos suíços (862 milhões de euros). Deste valor, 8 milhões de francos suíços serão atribuídos ao orçamento da candidatura, que os organizadores estimam em 25 milhões de francos suíços.

A candidatura de Sion envolve quatro cantões suíços, que poderiam decidir se participarão ou não dos Jogos por referendo. "Em caso de rejeição de um cantão, outros lugares poderão assumir seu lugar", explicou o comunicado. Em fevereiro deste ano, o cantão suíço de Grisons decidiu não apoiar a candidatura helvética aos Jogos de Inverno-2026.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 16 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta terça-feira, 16 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895