Esportes

Grêmio celebra 29 anos do título brasileiro de 1981

Tricolor venceu o São Paulo dentro do Morumbi, por 1 a 0

Grêmio celebra 29 anos do título Brasileiro de 1981
Grêmio celebra 29 anos do título Brasileiro de 1981 Foto : Site Grêmio/Reprodução CP
As comemorações pelo título Gaúcho de 2010 recém atingem o seu segundo dia e o Grêmio já tem mais um motivo para celebrar. Neste mesmo 3 de maio de 1981, há 29 anos o clube conquistava seu primeiro campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, dentro estádio do Morumbi, com 95 mil pessoas. Sob o comando de Ênio Andrade, o Tricolor entrou em campo na segunda partida com uma vantagem de 2 a 1, conquistada dentro do Olímpico. Venceu o jogo por 1 a 0, gol de Baltazar.

Na época, o São Paulo tinha como técnico Carlos Alberto Silva e sete jogadores integravam a Seleção Brasileira. A equipe paulista pressionou o Tricolor, que se defendia com Leão como goleiro, e tinha em Tarciso e Odair as oportunidades dos contra-ataques.

Aos 19 minutos da segunda etapa, Paulo Roberto alçou a bola na a área adversária. Renato Sá, que havia entrado no lugar de Odair, ganhou de cabeça recuando a bola em direção ao atacante Baltazar, na entrada da área. O goleador gremista dominou a bola no peito e sem deixar cair concluiu de perna direita. Grêmio 1 a 0

Com a derrota se desenhando, o atacante Serginho agrediu Leão e acabou expulso de campo pelo árbitro José Roberto Wright. O desespero dos donos da casa contrastava com a festa dos 5 mil gremistas que comemoravam pela primeira vez o título de campeão do Brasil e no campo do adversário. Naquele 3 de maio, o Grêmio começava pelo Brasil sua caminhada que terminaria, 2 anos depois, com sucesso no Japão. 

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 0: Valdir Peres: Getúlio, Oscar, Dario Pereira e Marinho; Elvio, Renato e Everton (Assis); Paulo César, Serginho e Zé Sérgio. Técnico: Carlos Alberto Silva

GRÊMIO 1: Leão; Paulo Roberto, Newmar, De Leon e Casemiro; China, Paulo Isidoro e Vilson Tadei (Jurandir); Tarciso, Baltazar e Odair (Renato Sá). Técnico: Ênio Andrade

Arbitragem: José Roberto Wright
Auxiliares: Luis Félix e Valquir Pimentel.

Local: estádio Morumbi, 03/05/81