Grêmio

Depois da Vila Belmiro, é a vez de encarar o Parque Antártica

Grêmio venceu apenas duas vezes na casa do Palmeiras, em 2006 e em 2008

Em 2008, Tcheco marcou o gol da segunda vitória do Grêmio sobre o Palmeiras no Parque Antártica
Em 2008, Tcheco marcou o gol da segunda vitória do Grêmio sobre o Palmeiras no Parque Antártica Foto : Adriano Vizoni / Futura Press /CP Memória
Após a eliminação da Copa do Brasil, o Grêmio foca o Brasileirão. Na quinta-feira, Paulo Paixão avisou. “A nossa retomada já está a caminho.” E esta reação poderá ter o seu primeiro capítulo no sábado, contra o Palmeiras, no Parque Antártica. Assim como na Vila Belmiro, onde venceu apenas uma vez, o retrospecto gremista é ruim na casa do adversário. Em 32 jogos, só venceu duas vezes, em 2006 e 2008. Obteve nove empates e sofreu 21 derrotas.

Em 28 de maio de 2006, o Grêmio enfrentou o Palmeiras pelo primeiro turno do Brasileirão. A campanha que, antes era recheada de insucessos, entrou em outro ciclo. Venceu por 1 a 0 e consolidou uma série de quatro jogos invictos. Este foi apenas um episódio da trajetória que culminou com a classificação do time Mano Menezes para a Libertadores.

Naquela partida, o resultado ganhou ares de epopeia. Evaldo, então zagueiro do Grêmio, foi expulso ainda no primeiro tempo. Aos 33 minutos, Tcheco cobrou falta da direita, e Hugo se antecipou à zaga para dar os três pontos ao Tricolor gaúcho.

O segundo e último resultado positivo do Grêmio frente ao Palmeiras, em São Paulo, ocorreu dois anos depois, em 9 de novembro de 2008. O Tricolor vinha de resultado indigesto na rodada anterior: empate contra o Figueirense dentro de estádio Olímpico. A recuperação era um dever para um time que ambicionava o título do Campeonato Brasileiro. A equipe treinada por Celso Roth teve uma atuação taticamente perfeita e voltou de São Paulo com uma vitória de 1 a 0 e a segunda colocação na competição. O gol foi marcado por Tcheco. O sucesso contra o Palmeiras encaminhou a classificação tricolor para a Libertadores de 2009.

Confira o retrospecto geral entre Grêmio e Palmeiras: 

73 jogos
31 vitórias do Palmeiras -105 gols 
26 empates
16 vitórias no Grêmio - 75 gols

No Campeonato Brasileiro: 39 jogos
16 vitórias do Palmeiras - 49 gols 
14 empates
09 vitórias do Grêmio - 33 gols

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais