Riveros, novamente, foi à ausência no trabalho. A expectativa é que o volante retorne as atividades no treino de sexta-feira, às 15h, no estádio Olímpico.
No treino desta quinta-feira, Felipão posicionou 11 cones representando as posições do esquema 4-2-3-1. Porém, não colocou apenas os titulares para fazer as funções e explicar como quer a movimentação ofensiva e defensiva. Todos os atletas participaram da atividade nas posições. Apesar de não revelar a escalação pensada para o Clássico, o treinador mostrou onde pretende utilizar cada jogador do grupo (ver lista abaixo).
Na sequência, Felipão separou 14 jogadores para trabalhar a bola aérea. Werley, Barcos, Giuliano, Rhodolfo, Walace e Fellipe Bastos tinham que atacar Luan, Alán Ruiz, Edinho, Geromel e o goleiro Tiago, que ficou posicionado no primeiro poste, além de Marcelo Grohe defendendo a meta. Fernandinho cobrava os escanteios.
Após alguns minutos, Edinho e Werley trocaram de time com Walace e Geromel. Depois de mais um tempo, outras trocas ocorreram. Alán Ruiz e Fellipe Bastos passaram a cobrar os escanteios e Fernandinho passou a atuar com o time que atacava. Em um dos outros gramados do CT Luiz Carvalho, o resto do elenco trabalhou tecnicamente.
Para encerrar a atividade, Fellipe Bastos, Zé Roberto e Rodriguinho passaram a exercitar cobranças de faltas e penalidades máximas. Enquanto isso, o restante do grupo realizou um minicoletivo. Uma das equipes foi armada no 3-5-2, com Werley, Bressan e Geromel; Matías Rodriguez, Walace, Giuliano, Maxi Rodríguez e Marquinhos; Dudu e Barcos.
O trabalho desta sexta-feira será fechado para a torcida e para a imprensa. Além da atividade marcada para as 15h, o Grêmio encerra a preparação no sábado, às 9h, na Arena. O Gre-Nal está marcado para domingo, às 16h, no estádio Beira-Rio. Todos os 1,3 mil ingressos disponibilizados para o Tricolor foram comercializados.
> Confira a divisão dos jogadores feita por Felipão por posição:
Laterais direitos - Pará, Ramiro, Matías Rodriguez e Tinga (Ramiro treinou na função pela manhã)
Zagueiros pela direita - Rhodolfo, Werley e Thyere
Zagueiros pela esquerda - Pedro Geromel e Bressan – Zaga
Laterais esquerdos - Marquinhos Pedroso e Breno (Pará treinou na função pela manhã)
Primeira função do meio de campo - Edinho e Walece
Segunda função - Fellipe Bastos e Zé Roberto
Meias pela direita - Luan, Jean Deretti e Máxi Rodríguez
Meias centralizados - Giuliano, Rodriguinho e Alán Ruiz
Meias pela esquerda - Dudu, Fernandinho e Everton
Centroavantes - Barcos e Lucas Coelho
* Com informações do repórter Filipe Duarte, da Rádio Guaíba.