Grêmio busca fazer tema de casa contra o Libertad para avançar na Libertadores
capa

Grêmio busca fazer tema de casa contra o Libertad para avançar na Libertadores

Tricolor quer vencer sem tomar gols para evitar sustos nas oitavas de final

Por
Rafael Peruzzo

Grêmio encara o Libertad hoje no primeiro duelo válido pelas oitavas de final da Libertadores

publicidade

Acostumado a jogos eliminatórios nos últimos anos, o Grêmio inicia nesta quinta-feira a disputa das oitavas de final da Libertadores da América. O Tricolor recebe o Libertad, do Paraguai, às 21h30min, na Arena, no confronto de ida. Ambos já se conhecem da fase de grupos. A diferença é que agora apenas um seguirá adiante. E o objetivo gremista no primeiro jogo está bem claro: vencer sem tomar gols.

CORREIO DO POVO TRANSMITE A PARTIDA MINUTO A MINUTO A PARTIR DAS 21h30min 

O técnico Renato Portaluppi lançou há alguns dias a frase “não levar problemas para o jogo da volta”. No vestiário, o treinador tem trabalhado de forma incessante esse quesito com os jogadores. Tanto que em todas as entrevistas recentes, os atletas citam o ensinamento do chefe. “O mata-mata é diferente, é errar o menos possível, senão está fora. Temos que jogar o nosso jogo, ter tranquilidade, são 180 minutos. O primeiro jogo é importante, uma boa vantagem seria vencer por pelo menos um gol e não sofrer nenhum”, destaca o zagueiro Kannamenn.

O Grêmio terá o time considerado ideal no momento. Além disso, a equipe deu sinais de melhora de desempenho em relação ao primeiro semestre. “Todo mundo pôde descansar nessa pausa na metade do ano. Pudemos fazer uma pré-temporada e voltar 100% física e mentalmente. Acho que é assim que vamos para esses jogos decisivos que temos pela frente”, acrescenta o zagueiro argentino, que já ganhou a Libertadores duas vezes.

Renato fechou boa parte do último treinamento. Mas não há mistério, o time está definido, inclusive com a presença do atacante Everton. “É um jogador fundamental, no confronto de um contra um é incrível. Consegue driblar no espaço de um metro quadrado, é impressionante, vamos aproveitar enquanto ele estiver aqui, vai nos ajudar muito”, finalizou Kannemann.

Cardozo como novidade 

O Libertad, por sua vez, vai tentar voltar a mostrar força e justificar a boa campanha na fase de grupos, na qual terminou com líder de sua chave, dois pontos à frente justamente dos gremistas, que se classificaram como vice-líderes. E o sorteio dos confrontos das oitavas de final acabou colocando os dois times novamente em rota de colisão. 

A principal novidade na escalação da equipe de Assunção nesta quinta-feira deverá ser o veterano atacante Óscar Cardozo, de 36 anos, que ficou fora dos três últimos jogos da equipe para recuperar a sua melhor condição física depois de ter defendido a seleção do Paraguai na Copa América. 

O técnico argentino José Chamot deverá confirmar a escalação de Cardozo entre os titulares. Um deles será o volante Cristian Riveros, que defendeu o Grêmio entre 2013 e 2015. E ele disse que espera um duelo bem mais difícil do que o realizado na arena do time gaúcho no estágio anterior da Libertadores.

"Vamos encontrar um adversário muito mais complicado. Em jogo eliminatório é diferente (do disputado na fase de grupos), mas chegamos aqui pensando em levar um bom resultado para Assunção e lá garantir a classificação", projetou o jogador, em entrevista coletiva.

Libertadores 2019 - Oitavas de final 

Grêmio 
Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André. Técnico: Renato Portaluppi. 

Libertad 
Martín Silva; Iván Piris, Luis Cardozo, Paulo Da Silva e Mathias Espinoza; Antonio Bareiro, Cristian Riveros, Alexander Mejía e Blas Cáceres; Iván Franco e Óscar Cardozo. Técnico: José Chamot. 

Árbitro: Esteban Ostojich (Uru). 
Horário: 21h30min.
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.