O Grêmio começou com vitória o segundo turno do Gauchão. Derrotou o Avenida por 3 a 1, nesta quarta-feira, no estádio dos Eucaliptos. Mas só chegou ao resultado porque conta com um goleiro acima da média. Victor foi o nome da noite. Maylson e o estreante Edilson também tiveram atuações destacadas.
O primeiro tempo foi bastante agitado. E passou uma impressão enganosa. Com 50 minutos, Jonas encontrou Maylson na entrada da área. Ele escapou da marcação e tocou na saída do goleiro Vandré: 1 a 0.
Dava a impressão que o Grêmio golearia com tranquilidade. Até porque, aos 13 minutos,o lateral Edilson, um dos estreantes da noite, aproveitou espaço na defesa do Avenida e ampliou. O jogador entrou pela direita e chutou seco, cruzado, sem chance para o goleiro. Esta foi uma característica que apareceu na estreia: Edilson bate bem na bola. Tem chute forte e preciso.
Depois, começou a brilhar o goleiro gremista. A defesa estava desorganizada, desatenta, desentrosada e desprotegida. O zagueiro Rodrigo, por sua vez, foi discreto. Resultado: pressão do modesto Avenida durante todo o primeiro tempo. A exceção, para variar, era Victor. O goleiro teve uma atuação para garantir lugar no voo para a África do Sul.
Se Dunga não assistiu ao jogo, vale a pena pedir uma cópia em DVD. Victor teve uma atuação brilhante. Fez quatro defesas dificílimas – duas delas sozinho com o atacante – e garantiu a vantagem gremista. Só foi vazado aos 43 minutos do primeiro tempo, quando Fábio Pinho acertou um chute no ângulo, indefensável.
No intervalo, o técnico Silas trocou Rochemback por Adilson. A mudança deu mais vitalidade ao setor de marcação no meio-campo. Se antes, o Avenida ameaçava o tempo todo a meta de Victor, na segunda etapa as oportunidades de gol escassearam.
Não adiantou o Avenida empilhar atacantes. Alê Menezes, Kerlon e Valdiran pouco ameaçaram. E no final, quando faltou fôlego, o Grêmio definiu a vitória. Maylson lançou para Edilson. O lateral foi ao fundo e cruzou para Jonas. Livre, o atacante só empurrou e marcou o terceiro gol.
Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Porto Alegre, às 19h30min, no Olímpico.
AVENIDA 1
Vandré; Diego Eli, Rudi, Cassel e Marciel (Emanuel); Bocha (Valdiram), Diego Martins, Miro Bahia e Fábio Pinho (Kelson); Cinval e Alê Menezes.
Técnico: Paulo Henrique
GRÊMIO 3
Victor; Edilson, Mário Fernandes, Rodrigo e Bruno Collaço; William Magrão (Fernando), Fábio Rochemback (Adílson), Maylson e Hugo; Jonas e William (Mithyuê).
Técnico: Silas
Gols: Maylson (G), 50seg, Edílson (G), 14min, e Fábio Pinho (G), 43min do primeiro tempo. Jonas, aos 38min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Diego Martins e Bocha (A); Mário Fernandes, Fábio Rochemback e Fernando (G).
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, com João Lúcio Monteiro de Souza Júnior e Antônio César Domingues Padilha.
Local: estádio dos Eucaliptos.
Grêmio começa returno com 3 a 1 sobre o Avenida
Victor e Edilson foram os destaques na vitória gremista em Santa Cruz do Sul