Grêmio e Caxias buscam repetir a história na final do Gauchão
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Grêmio e Caxias buscam repetir a história na final do Gauchão

Tricolor pode chegar ao hexacampeonato, Grená pode igualar bicampeonato de time do interior neste sábado

João Paulo Fontoura

Suárez é a esperança de gols do lado Tricolor

publicidade

Somente o passar do tempo trará uma visão mais ampla do que está em disputa na final do Campeonato Gaúcho 2023. O início da noite deste sábado na Arena reserva para a posteridade o Grêmio hexacampeão regional pela terceira vez em sua história ou o Caxias levantando a taça e igualando a marca do Guarany de Bagé, com duas conquistas de um time do Interior. Na biografia do vencedor, personagens precisarão ser decisivos durante os 90 minutos ou nos pênaltis para tornarem-se definitivamente protagonistas das páginas escritas até aqui. 

Assim como um biógrafo eventualmente conta com a sorte para encontrar uma informação no percurso de uma pesquisa da pessoa ou época, os times campeões também são agraciados além da própria competência para alcançarem os objetivos. Grêmio e Caxias chegam ao segundo jogo da decisão do Gauchão em condição de igualdade depois do 1 a 1 no jogo de ida no Centenário, com números que explicam o selo de finalista. O Tricolor ganhou os sete jogos em casa. O time da Serra não perdeu nenhum fora. Se isso se repetir, os pênaltis serão o destino. E quem sabe, a sorte apareça para um dos lados. A única vantagem do Grêmio será o ambiente com previsão de 50 mil no estádio. 

ACOMPANHE A PARTIDA MINUTO A MINUTO A PARTIR DAS 16h30min

“É quase impossível que o jogador não se sinta pressionado com a casa cheia. Importante que o torcedor não vaie no primeiro passe errado. Tem que ter paciência. No Brasil, vários favoritos ficaram pelo caminho”, alerta Renato Portaluppi que, como jogador fez parte do segundo hexa do Grêmio entre 1986 e 1990. Agora como técnico, ele retoma os holofotes, pois em 2018 deu início à serie em curso de títulos gremistas no estadual. O ano de 1962, quando nasceu Renato, marca também o início da primeira sequência de conquistas que iria até o hepta, em 1968. Ou seja, de alguma maneira, o maior ídolo do clube, está presente nesses momentos. 

Vinte anos mais tarde, em 1988, nascia Thiago Carvalho, o jovem técnico do Caxias que, assim como Renato, é ex-jogador. É ele quem conduz um grupo ambicioso e corajoso. Mais de duas décadas depois do histórico título de 2000 sob o comando de Tite em pleno estádio Olímpico, o atual treinador não teme o que irá encontrar pela frente. “As convicções não mudam, mas o jeito de jogar sim, cada partida tem uma estratégia. Para mim, sempre foi dessa maneira e não é porque é uma final que vou mudar. Se acredito que um atleta faz diferença, vou fazer porque sei que vai dar certo. Não é porque é final que vou mudar o que penso”, garante. 

Renato comandou o Grêmio nos títulos gaúchos de 2018, 2019 e 2020. O hexa para ele seria então um tetra particular. Para Thiago, o bicampeonato teria o gosto do ineditismo. O escritor Ruy Castro, mestre das biografias no Brasil, ao documentar a arte de biografar, empresta um derradeiro ensinamento que pode valer também para o futebol, uma de suas paixões. Para ele, um livro bem-sucedido, mas para o torcedor gremista ou grená, o título, a história seguirá existindo. Para esta, nunca haverá um ponto-final.

Gauchão 2023 - Final - Jogo 2

Grêmio  

Adriel; João Pedro, Kannemann (Bruno Uvini), Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti (Lucas Silva), Carballo, Cristaldo, Bitello e Vina; Suárez. 

Técnico: Renato Portaluppi

Caxias 

Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Marlon, Vini Guedes, Peninha e Diego Rosa; Jean Dias e Eron.

Técnico: Thiago Carvalho
Árbitro: Leandro Vuaden
Local: Arena do Grêmio 
Início: 16h30


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895