O amistoso entre Grêmio e Nacional, no domingo, às 16h, em Rivera, não contará com sua principal personagem: o ex-zagueiro Hugo de León. O curioso é que o eterno ídolo dos dois clubes, o grande homenageado do encontro, sequer foi convidado para a partida na fronteira. “O jogo é na minha cidade, vão me homenagear e não me avisaram”, revelou o uruguaio na noite desta quarta-feira ao jornalista Ernani Campelo, da Rádio Guaíba.
Nascido em Rivera em 1958, De León já era titular do Nacional aos 17 anos. No clube uruguaio, foi campeão da Libertadores da América e do Mundial Interclubes, nos anos de 1980 e 1988. Neste intervalo, o zagueiro também conquistou o título Brasileiro pelo Grêmio, em 1981, a Libertadores e o Mundial, em 1983. Com tanta identificação – e títulos – com os dois clubes, chegou-se a cogitar que o nome do troféu a ser disputado no domingo levaria o nome de Taça Hugo De León.
Entretanto, mesmo que o convite chegue agora, são mínimas as possibilidades de o ex-jogador e treinador estar presente na partida amistosa, em Rivera. O motivo é nobre: De León deve embarcar para Montevidéu, onde a filha dará à luz sua segunda neta.
Política e futebol
A mesma firmeza com que enfrentava os atacantes em campo continua sendo a marca do uruguaio. Para ele, é possível que o convite não tenha saído devido a sua candidatura na chave de oposição à que atualmente dirige o Nacional: “Eu seria o diretor de futebol, responsável pela contratação dos atletas. Sou muito crítico neste ponto e, de repente, pode ser por isso que não fui convidado”, ponderou.
Ainda assim, o zagueiro revelou: “Fico muito feliz. São meus dois times do coração e estar ou não na partida não muda em nada meu sentimento”.
Um dos organizadores do evento, Elson Macedo, contou à Guaíba, após a entrevista de De León, que a ideia inicial era mesmo homenagear o ex-atleta. “Queríamos que ele entregasse a taça, chamada de Fronteira da Paz, ao vencedor. Falamos com o irmão dele aqui em Rivera, mas não conseguimos contatá-lo”, argumentou Macedo, que também organiza a partida amistosa Inter x Peñarol, no domingo seguinte.
Grêmio e Nacional não convidaram De León para a "festa"
Ídolo dos dois clubes, ex-zagueiro não estará presente no amistoso