Grêmio encara o Santos para manter ascensão no Brasileiro
capa

Grêmio encara o Santos para manter ascensão no Brasileiro

Time deve ter a presença de dois jogadores convocados para a Seleção no duelo desta noite, na Vila Belmiro

Por
Correio do Povo e AE

Tricolor enfrenta o Santos tentando manter boa fase no Brasileirão

publicidade

É jogo para manter o embalo e buscar a aproximação ao G-6 do Campeonato Brasileiro. O Grêmio entra em campo neste sábado, às 21h, para encarar o Santos na Vila Belmiro, pela 20ª rodada. Um adversário duro, que está na ponta de cima na tabela e briga pelo título. 

O Tricolor vem de duas vitórias consecutivas e aposta no bom momento do ataque para somar pontos fora de casa. E o time de Renato Portaluppi terá dois jogadores convocados para a Seleção Brasileira. Matheus Henrique, pela primeira vez, e Everton, foram chamados pelo técnico Tite para os dois próximos amistosos do Brasil. 

Por um lado, há a felicidade dos atletas e também dos companheiros de clube pela convocação. Por outro, ambos irão desfalcar o Grêmio em duas partidas no Brasileirão, contra Ceará e Atlético Mineiro. “Fiquei emocionado. Eu vi meus companheiros (Geromel, Leonardo Gomes e Marcelo Oliveira) gritando parabéns, achei que era pelo gol no rachão. É uma felicidade muito grande”, disse o volante. 

Everton, além da convocação, está perto de renovar seu contrato com o Grêmio. No ano passado, ele já havia ampliado o vínculo com o clube até o final de 2022. Nos próximos dias, assinará um novo contrato com uma valorização salarial. “Está bem encaminhado, espero que até a próxima semana possa estar resolvido. Eu até brinquei que poderiam fazer um contrato vitalício”, revelou o atacante. 

O técnico Renato Portaluppi, mais uma vez, teve uma semana inteira de preparação para o jogo deste sábado, a exemplo do que ocorreu antes do duelo com o Goiás. O treinador terá os retornos do zagueiro Walter Kannemann e do volante Maicon, recuperados de lesão. O fato a lamentar é a ausência de Jean Pyerre, que sentiu um problema muscular no treinamento de sexta-feira e nem viajou com a delegação para Santos.

Quem deve ganhar uma oportunidade com a ausência de Jean Pyerre é Luan. Outra alternativa é recuar Diego Tardelli para o meio-campo e promover a entrada de André, mas a primeira opção é a mais provável. 

Santos quer recuperar confiança e seguir briga no topo

Em terceiro lugar na competição, o time paulista deve mostrar se tem ou não capacidade para recuperar o fôlego após um período de oscilação na luta pelo título. Após a derrota por 1 a 0 para os próprios concorrentes diretos na última rodada, no Rio, a dianteira foi transformada em desvantagem de cinco pontos para os cariocas - 37 contra 42 da equipe da Gávea - e queda para o terceiro lugar na tabela.

O mau momento da equipe de Jorge Sampaoli já dura seis jogos na competição, sendo que nesta sequência o time só venceu em uma oportunidade. Tal "escorregada" da equipe fez com que uma diferença que era, na altura da 14ª rodada, de oito pontos para o então segundo colocado Flamengo, fosse pulverizada.

Lateral-esquerdo de origem, Felipe acaba de ser convocado para amistosos da seleção brasileira sub-23, e pode ser aproveitado por Jorge Sampaoli no meio de campo. Durante a semana, o argentino viveu ainda a expectativa de voltar a contar com duas peças que considera importantes no setor: o volante Diego Pituca e o meia Evandro.

Campeonato Brasileiro - 20ª rodada

Santos

Everson; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Jorge; Diego Pituca (Alison), Carlos Sánchez (Evandro) e Felipe Jonatan; Marinho (Derlis González), Eduardo Sasha (Uribe) e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli

Grêmio

Paulo Victor; Gallhardo, David Braz, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Luan, Alisson e Everton; Diego Tardelli. Técnico: Renato Portaluppi

Árbitro: Paulo Alves Jr. (PR)

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data e hora: Sábado, 21/09, às 21h