Grêmio já teve nove duplas de zaga diferentes no Brasileirão; confira os detalhes
Por razões diferentes, Renato alterou os zagueiros nas 24 partidas disputadas pelo Tricolor
publicidade
Calcanhar de aquiles no vice-campeonato brasileiro do ano passado, a defesa tem aparecido novamente como um dos problemas do Grêmio na atual edição do Brasileirão. Porém, dessa vez, não propriamente pelo número de gols sofridos − são 30 em 24 partidas disputadas. Ao longo da campanha, Renato Portaluppi já utilizou nove duplas diferentes e um trio de zaga, o que dificulta uma sequência de jogos para os jogadores do setor.
No último domingo, o empate com o Bragantino por 2 a 2 marcou o primeiro jogo de Rodrigo Caio como titular. O camisa 30, que substituiu Rodrigo Ely, formou dupla de zaga com Jemerson, a nona diferente nesta edição do Campeonato Brasileiro. Anteriormente, Rodrigo Caio havia disputado apenas 17 minutos com a camisa gremista. No dia 4 de julho, ele entrou no segundo tempo do empate com o Palmeiras por 2 a 2, no estádio Centenário, em Caxias do Sul.
No topo da lista aparece a dupla Rodrigo Ely e Kannenann. Os dois formaram a defesa em cinco partidas: triunfo diante do Vitória (2 a 0), empate com o Palmeiras (2 a 2) e derrotas para o Vasco (1 a 2), o Bahia (0 a 1) e o Flamengo (1 a 2). O aproveitamento é de apenas 26,6%.
Logo abaixo, aparece a dupla Geromel e Gustavo Martins. Os defensores atuaram juntos em quatro jogos: vitória contra o Athletico Paranaense (2 a 0) e derrotas para o Botafogo (1 a 2), o Inter (0 a 1) e o Juventude (0 a 3). O aproveitamento com os dois é de apenas 25%.
Em três oportunidades cada, duas duplas foram utilizadas. Gustavo Martins e Kannemann estiveram em campo juntos: no empate com o Atlético Goianiense (1 a 1) e nas derrotas para o Cruzeiro (0 a 2) e o Atlético Mineiro (2 a 3). O aproveitamento é de apenas 11,1%. Já Gustavo Martins e Natã Felipe foram titulares na zaga: nas vitórias sobre o Athletico Paranaense (2 a 0) e o Cuiabá (3 a 1) e na derrota para o Bragantino (2 a 0). O aproveitamento é de 66,6%.
Em duas partidas cada, aparecem duas duplas e um trio de zaga: Rodrigo Ely/Gustavo Martins (vitória sobre o Cuiabá por 2 a 0 e derrota para o Fortaleza por 2 a 0), Ely/Natã Felipe (derrotas para o São Paulo por 1 a 0 e o Bahia por 2 a 0), Ely/Jemerson/Kannemann (vitória sobre o Vasco por 1 a 0 e empate com o Corinthians por 2 a 2). Por fim, com um duelo cada, aparecem outras duas duplas: Geromel/Ely (vitória sobre o Fluminense por 1 a 0) e Ely/Jemerson (vitória sobre o Criciúma por 1 a 0).
Resta saber qual dupla de zaga Renato escalará para domingo contra o Flamengo.