Grêmio melhora aproveitamento após a saída de Bitello
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Grêmio melhora aproveitamento após a saída de Bitello

Time reagiu e cresceu no Brasileirão apesar de não ter encontrado substituto para o volante

João Paulo Fontoura

publicidade

A janela de transferências do meio do ano não levou o torcedor do Grêmio ao aeroporto, ainda mais se comparada a do início da temporada, que conduziu milhares de gremistas à apresentação de Luis Suárez. Na metade do Brasileirão, Renato perdia qualidade no time com a saída de Bitello, um dos destaques da equipe na conquista do Campeonato Gaúcho. De lá para cá, no entanto, ao contrário do que a perspectiva sugeria, houve crescimento. Os números mostram. O aproveitamento sem o volante aumentou para 66,66%. 

Quando pingou na conta o valor a que tinha direito o clube pelos R$ 37 milhões da venda de Bitello ao Dínamo de Moscou, a equipe de Renato Portaluppi ocupava a terceira posição na tabela de classificação. Na época, com 21 rodadas disputadas, o aproveitamento era de 58,7%, praticamente o mesmo de agora que é de 57,8 após 34 rodadas.

Desde então, o Grêmio disputou 13 partidas, vencendo sete, perdendo cinco e empatando uma única vez. Na retomada do Brasileirão dia 26, o time será o quarto lugar, pois o confronto direto na semana que vem entre Flamengo e Bragantino, inevitavelmente, colocará o Tricolor uma posição abaixo na tabela de classificação.

Após um insucesso em casa diante do Red Bull Bragantino, Renato chegou a "garantir" que o Grêmio não brigaria pelo título, pois lhe faltavam opções no grupo. Quando abriu a janela chegaram o goleiro Caíque, o zagueiro Rodrigo Ely e os atacantes Luan, João Pedro Galvão, Iturbe e Bezossi, sendo apenas o último agora titular, mas não de forma absoluta. Restando quatro rodadas o treinador gremista coloca “o Grêmio no páreo”.

Um dos fiadores do rendimento de Suárez, Bitello foi para a Rússia e deixou um vácuo no meio-campo. Individualmente, a função não foi preenchida. Ora um volante, ora um meia como Cristaldo, o de melhor performance na temporada, ora um atacante é colocado no time na expectativa de ajudar no setor, mas também com a intenção de contribuir na frente, como fazia o jovem lançado por Roger Machado na temporada passada. O fato é que, embora especificamente não tenha encontrado substituto, Renato conseguiu suprir a perda de um jogador importante no esquema. 

 

 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 12 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta sexta-feira, 12 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895