Grêmio não vence de times do G7 e perde chance de se aproximar da liderança no Brasileiro
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Grêmio não vence de times do G7 e perde chance de se aproximar da liderança no Brasileiro

Apesar da boa campanha no regresso Série A, três das quatro derrotas no campeonato foram contra equipes do G5

Correio do Povo

publicidade

Com 26 pontos, o Grêmio é o terceiro colocado do Brasileirão, atrás do Flamengo pelo critérios de saldo de gols. A equipe tem quatro derrotas, três delas para times que estão no G5. A outra derrota foi contra o Cruzeiro, ainda na 2ª rodada do campeonato. O time treinado por Renato Portaluppi ainda não enfrentou o Fluminense, que está em 4º. O duelo contra os cariocas acontecem apenas na 19ª rodada.

A derrota para o Botafogo em casa, no último domingo, deixou o Grêmio mais longe do líder, apesar da boa campanha até aqui. A diferença agora subiu para 10 pontos, mas podia ser menor se o time treinado por Renato Portaluppi tivesse tido um rendimento melhor contra os primeiros colocados do Brasileirão 2023.

Foram cinco jogos e apenas dois pontos conquistados entre os 15 possíveis. É esse o desempenho do Grêmio contra os times da parte de cima da tabela, se contarmos do Botafogo até o Fortaleza, 7º colocado na tabela.

Além da derrota do último domingo, o Tricolor sofreu duas goleadas fora de casa, para Flamengo (3 a 0) e Palmeiras (4 a 1). Em casa, com o apoio da torcida, o Grêmio deixou quatro pontos pelo caminho, com os empates contra Fortaleza, em 0 a 0, e Bragantino quando tomou o terceiro gol já no final da partida. Mas, afinal, o que acontece com equipe gaúcha quando enfrenta adversários mais fortes?

Os jogos têm contextos diferentes, analisou o jornalista esportivo da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães. Para ele, o Grêmio se divide em dois momentos na competição e que vem melhorando após a modificação do esquema de jogo com 3 zagueiros. “São partidas antes do Renato encontrar a solidez do novo sistema (de 3 zagueiros)”, frisou referindo-se aos jogos contra Bragantino e Fortaleza. Depois disso, para ele, o Grêmio jogou bem mas pecou nas finalizações. “Contra o Botafogo e Flamengo, o Grêmio jogou bem.”

Ainda que ache que o time gaúcho tenha tido um bom desempanho, Guimarães acredita que os maus resultados não estão atrelados aos jogos ruins, e sim ao não aproveitamento das chances criadas. “Ontem [domingo], contra o Botafogo, foram mais de 20 finalizações. É uma questão a se revolver. Contra equipes que estão na ponta, no momento que cria tem que definir. Isso o Grêmio precisa melhorar”, pontuou.

Apesar da crítica, ele ressalta que não há motivos para crise. “Não é por isso que vai se achar que está tudo errado. Vai ser normal essa troca de pontos”, avaliou.

Para o Editor de Esportes e Colunista do Correio do Povo, Hiltor Mombach, o Grêmio está fazendo uma campanha muito melhor daquela que se imaginava, no início do campeonato. “Quem iria dizer, lá em janeiro, que na 14ª rodada, o Grêmio estaria em terceiro, ao lado de pontos do Flamengo, em terceiro pelos critérios?”

Para ele, as derrotas para Flamengo e Palmeiras fora de casa podem ser considerados resultados normais. "É dentro da curva. Ainda são os dois melhores times o Brasil”. Até mesmo os tropeços contra Bragantino e Fortaleza também não podem ser considerados anormais. “São clubes modestos, mas com bons times”, avaliou.

O jornalista ainda acha que o 'jogo fora da curva' foi justamente contra o Botafogo – já que o líder do Brasileirão também não era favorito no início do campeonato. “O Botafogo perdeu o treinador e nas duas últimas partidas fez quatro jogos e venceu as duas.” Ele acredita que o Grêmio já não é mais visto como um time mais fraco. “Enfrentar o Grêmio é ruim para eles também. Não somente a campanha, mas como o futebol do Grêmio é surpreendente”, frisou ele, que comparou a campanha do Grêmio com o rival. “Quem a gente esperava no G4 é o Inter, que foi vice-líder no Brasileirão do ano passado e que manteve o elenco e o treinador.”

Mombach acredita, no entanto, que se o Grêmio quiser ir mais longe no campeonato, precisará se reforçar. “Se contratar dois ou três jogadores para ser titular, ofensivamente, o Grêmio poderia concorrer ao título”, afirmou.

Jogos contra equipe do G7

Botafogo (c) – 14ª rodada - 09/07- perdeu 2 a 0

Flamengo (f) – 10ª rodada - 11/06 - perdeu 3 a 0 

Fortaleza (c)  6ª rodada - 14/05 – empatou em  0 a 0

Palmeiras (f) 5ª rodada 10/05 -  perdeu 4 a 1

Bragantino (c)   4ª rodada - 07/05 - empatou 3 a 3


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895