Grêmio pode encaminhar vaga na Libertadores contra times que lutam contra o rebaixamento
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Grêmio pode encaminhar vaga na Libertadores contra times que lutam contra o rebaixamento

Tricolor encara América, Coritiba e Bahia em sequência no Brasileirão; Renato prega cautela

Correio do Povo

publicidade

Com a vitória sobre o Flamengo, após quatro jogos sem vencer no Brasileirão, o Grêmio  quebrou um jejum de cinco anos sem vencer em casa o time do Rio e voltou a sonhar com G-4. Para encaminhar vaga na Copa Libertadores de 2024, o Tricolor precisa aproveitar próxima a sequência de jogos e pontuar contra times que lutam contra o rebaixamento.

O primeiro deles é o América-MG, neste sábado, às 19h, no estádio Independência. Com 19 pontos, o Coelho é lanterna do Brasileirão e venceu apenas quatro jogos em 29 disputados. Precisaria ganhar praticamente todos os jogos que ainda tem pela frente se quiser escapar do rebaixamento.

É a chance do Grêmio voltar a vencer fora de casa, algo que não acontece desde julho. O América-MG tem a zaga mais vazada do campeonato e não ganha há 7 rodadas. No confronto pelo primeiro turno, o time de Renato venceu o América por 3 a 1 na Arena, com gols de Suárez, Villasanti e Matheus Cavichioli contra. 

Depois, o Grêmio encara o Coritiba, no Paraná, no dia 1º de novembro. É outro clube em situação delicada no campeonato, na penúltima colocação, com um ponto a mais que o América-MG. Ao contrário do time mineiro, o Coxa esboçou uma reação ao venceu o Athletico-PR e o Atlético-MG em sequência. No primeiro confronto, o Tricolor goleou os paranaenses por 5 a 1. 

Porém, Renato não vê facilidades nos confrontos. “São os lanternas do campeonato, mas não caíram. Estão vivos. São jogos perigosíssimos. É difícil conseguir oito vitórias, mas só que ele (América-MG) tem chances matemáticas. Eles vão jogar a vida contra a gente. Teremos o Coritiba depois, então não vamos ter jogos fáceis”, apontou o treinador ao final do jogo de ontem, na entrevista coletiva.

O último jogo desta sequência teoricamente mais fácil será contra o Bahia, na Arena, no dia 4 de novembro. Fugindo do Z-4, o time treinado por Rogério Ceni reagiu no Brasileirão. Venceu três seguidas até perder na noite de ontem para o Cruzeiro no Mineirão. Mesmo na má fase, a equipe baiana trouxe dificuldades ao Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil, quando foi eliminada pelo Tricolor nos pênaltis.

Se confirmar as três vitórias o Grêmio vai aos 56 pontos e já estaria bem perto da média de pontuação para o G-6 e voltará a brigar por um lugar no G-4, que dá a vaga direta para a Libertadores. Nos últimos cinco anos, a média de pontos do sexto colocado foi de 59 pontos. Já a média do quarto colocado, no mesmo período, foi um pouco mais alta, de 64 pontos. 

Próximos jogos do Grêmio 

30ª rodada - América-MG (F) - 28/10 
31ª rodada - Coritiba (F) - 1º/11 
32ª rodada - Bahia (C) - 04/11
33ª rodada - Botafogo (F) - 09/11
34ª rodada - Corinthians (C) 12/11
35ª rodada - Atlético-MG (F) 22/11
36ª rodada - Goiás (C)  26/11
37ª rodada - Vasco (C) 29/11
38ª rodada - Fluminense (F) 03/12


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895