Grêmio quer retomar poder de marcação no meio-campo ao buscar Cuellar
Tricolor abriu negociações com volante a pedido de Quinteros
publicidade
Reforçar a primeira função do meio-campo é um dos pedidos feitos por Gustavo Quinteros à direção do Grêmio. Para atender o novo treinador, o Tricolor abriu negociação com o volante colombiano Gustavo Cuellar, de 32 anos, do Al-Shabab, da Arábia Saudita. Conforme apurado pelo CP, o clube gaúcho apresentou uma proposta para contratar o jogador em definitivo.
Cuellar tem características que estão em falta no atual elenco gremista. Com forte poder de marcação e liderança dentro de campo, o colombiano chegaria a Porto Alegre para ser titular indiscutível ao lado de Villasanti. O paraguaio, aliás, é quem vem atuando como primeiro volante nas duas últimas temporadas.
Como tem boa chegada à frente, o camisa 20 complementaria o jogador nascido em Barranquilla-COL no meio-campo. Formado no Deportivo Cali, da Colômbia, onde estreou em 2009, aos 17 anos, Gustavo Cuellar também teve passagem pelo Junior Barranquilla-COL antes de vir
para o futebol brasileiro. Em 2016, o volante foi contratado pelo Flamengo, onde rapidamente se tornou um dos xodós da torcida. No Rio de Janeiro, ele permaneceu até metade de 2019, quando se transferiu para o AlHilal, da Arábia Saudita. Por curiosidade, a sua saída aconteceu antes das semifinais da Libertadores contra o Tricolor.
Com a camisa do Al-Hilal, o jogador disputou 125 partidas, participando do Mundial de Clubes em fevereiro de 2023. Na oportunidade, o clube saudita eliminou o Flamengo na semifinal, mas foi derrotado pelo Real Madrid na grande final. Na metade daquele ano, Cuellar trocou de clube no país, sendo anunciado pelo Al-Shabab. Desde então, disputou 44 jogos e marcou apenas um gol. O contrato com o time da cidade de Riad é válido até metade de 2026.
Em outras frentes
Além da busca por um volante, o Grêmio está no mercado atrás de pelo menos um lateral esquerdo, um zagueiro e um atacante para substituir a saída de Soteldo, que retornou ao Santos. Para essa posição, o clube segue duas frentes de negociação: o sueco, com nacionalidade brasileira, Niclas Eliasson, do AEK, e o colombiano Sebastián Villa, do Independiente Rivadavia-ARG. Os dois negócios, aliás, não são considerados fáceis, já que os valores apresentados foram recusados inicialmente. As conversas entre as partes seguem e podem ter avanços significativos nos próximos dias.