Grêmio sonha com título inédito da Sul-Americana
Relembre as seis participações do Tricolor na competição continental

publicidade
O Grêmio começa nesta quarta-feira, às 21h30min, contra o Sportivo Luqueño, em Assunção, a busca pelo único título que ainda falta na sua história: a Copa Sul-Americana. Em seis participações na competição continental, o Tricolor teve a sua melhor campanha em 2012, quando os comandados de Vanderlei Luxemburgo foram eliminados pelo Millonarios, da Colômbia, nas quartas de final, após vitória em Porto Alegre por 1 a 0 e derrota em Bogotá por 3 a 1.
Em 2021, o Grêmio disputou o torneio pela última vez. Na oportunidade, após fazer a melhor campanha geral, os comandados de Felipão foram eliminados pela LDU, do Equador, nas oitavas de final, com vitória em Quito por 1 a 0 e derrota em Porto Alegre por 2 a 1 − a regra do gol fora definiu a eliminação.
As participações do Grêmio na Sul-Americana:
- 2003: eliminado na primeira fase (quadrangular com São Paulo e Vasco)
- 2004: eliminado na primeira fase para o Inter (derrota por 2 a 0 no Beira-Rio e vitória por 2 a 1 no Olímpico)
- 2008: eliminação na primeira fase para o Inter (empate por 1 a 1 no Beira-Rio e empate por 2 a 2 no Olímpico — critério do gol fora de casa)
- 2010: eliminado na segunda fase para o Goiás (empate por 1 a 1 no Serra Dourada e derrota por 2 a 0 no Olímpico)
- 2012: eliminado nas quartas de final para o Millonarios-COL (vitória por 1 a 0 no Olímpico e derrota por 3 a 1 no El Campín)
- 2021: eliminado nas oitavas de final para a LDU-EQU (vitória por 1 a 0 na Casa Blanca e derrota por 2 a 1 na Arena — critério do gol fora de casa)