Grêmio tem vantagem contra brasileiros em mata-matas da Libertadores
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Grêmio tem vantagem contra brasileiros em mata-matas da Libertadores

Em 1996, Tricolor eliminou o Botafogo nas oitavas de final

Cristiano Munari

Em 2007, Grêmio eliminou São Paulo e Santos na Libertadores

publicidade

Oito anos depois, o Grêmio vai voltar a jogar pelas quartas de final de Libertadores e fará um confronto nacional com o Botafogo a partir desta quarta-feira. O Tricolor tem o histórico a seu favor. Das oito vezes que encarou times brasileiros em mata-matas da maior competição continental, avançou em cinco. O próprio Botafogo foi eliminado pelo clube gaúcho em uma oportunidade.

O primeiro confronto do Grêmio contra clube brasileiro em mata-mata de Libertadores é até hoje lembrado por qualquer gremista. Em 1995, o Tricolor goleou o Palmeiras por 5 a 0 no Olímpico. Na volta, um jogo eletrizante terminou com 5 a 1 para os paulistas e o Grêmio avançou para conquistar o bicampeonato.

Como defensor do título, o Grêmio estreou na Libertadores de 1996 apenas nas oitavas de final. E o adversário foi o Botafogo. Mais uma vez o Tricolor avançou. Após um empate em 1 a 1 no Rio de Janeiro, Carlos Miguel e Luciano garantiram a classificação no Olímpico com vitória de 2 a 0. Na mesma Libertadores, o Grêmio enfrentou o Corinthians nas quartas de final e também levou a melhor.

O primeiro revés do Grêmio em um confronto com clube brasileiro na Libertadores veio em 1997. Nas quartas de final, o time então comandado por Evaristo de Macedo perdeu no Mineirão por 2 a 0 e a vitória de 2 a 1 no Olímpico na volta não foi suficiente para evitar a eliminação. No ano seguinte, o Tricolor voltou a cair para um clube brasileiro, o Vasco da Gama, com empate de 1 a 1 em Porto Alegre e derrota de 1 a 0 em São Januário.

O Grêmio só voltou a encarar um clube brasileiro em mata-mata de Libertadores nove anos depois. E foram dois confrontos em 2009, ambos com vitória gaúcha. Nas oitavas de final do torneio, o time de Mano Menezes enfrentou o São Paulo. Após derrota de 1 a 0 no Morumbi, os gols de Tcheco e Diego Souza garantiram a vitória de 2 a 0 no Olímpico e a classificação. Na semifinal, o adversário foi o Santos. O Grêmio venceu novamente por 2 a 0 em casa e avançou à final mesmo com derrota de 3 a 1 na Vila Belmiro.

O Cruzeiro voltou a ser adversário do Grêmio na Libertadores de 2009. Na ocasião, a equipe que tinha a melhor campanha do torneio não conseguiu fazer valer a vantagem de decidir em casa no confronto válido pela semifinal. Com derrota de 3 a 1 no Mineirão e empate por 2 a 2 no Olímpico, o Tricolor viu o sonho de chegar a mais uma final acabar.


Grêmio contra brasileiros em mata-matas de Libertadores

1995
Quartas de final
Grêmio 5 x 0 Palmeiras
Palmeiras 5 x 1 Grêmio

1996
Oitavas de final
Botafogo 1 x 1 Grêmio
Grêmio 2 x 0 Botafogo

Quartas de final
Corinthians 0 x 3 Grêmio
Grêmio 0 x 1 Corinthians

1997
Quartas de final
Cruzeiro 2 x 0 Grêmio
Grêmio 2 x 1 Cruzeiro

1998
Quartas de final
Grêmio 1 x 1 Vasco
Vasco 1 x 0 Grêmio

2007
Oitavas de final
São Paulo 1 x 0 Grêmio
Grêmio 2 x 0 São Paulo

Semifinal
Grêmio 2 x 0 Santos
Santos 3 x 1 Grêmio

2009
Semifinal
Cruzeiro 3 x 1 Grêmio
Grêmio 2 x 2 Cruzeiro

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV deste sábado, 20 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP deste sábado, 20 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895