Grêmio tenta superar eliminação precoce na Copa do Brasil
Queda nas oitavas do torneio nacional foi novidade sob comando de Renato Portaluppi

publicidade
A noite de quarta-feira foi amarga para o Grêmio, eliminado nos pênaltis para o Corinthians. Após o duelo de volta das oitavas de final, Renato Portaluppi reconheceu que a equipe tricolor não repetiu as últimas atuações e viu os paulistas serem superiores durante os 90 minutos.
“O Grêmio tentou e não conseguimos furar o bloqueio do Corinthians. Meu time não teve uma noite feliz. Mérito do time adversário que soube fechar os espaços. No segundo tempo, tentei tirar um zagueiro, colocar atacante e mesmo assim não criamos. Infelizmente, o Corinthians esteve melhor que a gente”, analisou o comandante.
O mesmo empate do jogo de ida, na Neo Química Arena, levou a decisão para os pênaltis. Enquanto o Corinthians acertou as três penalidades que cobrou, o Grêmio desperdiçou três de quatro. Edenilson e Pavón isolaram e Cristaldo parou no goleiro Hugo Souza. Renato lamentou que os melhores batedores falharam: “Eles treinam pênaltis todos os dias. Quando batem os pênaltis que fizeram, ninguém fala nada. Agora vão falar que não treinam. Se faz, treina. Se não faz, não treina. São os melhores batedores e erraram”.
A eliminação no Couto Pereira foi inédita para o treinador no comando do clube gaúcho. O Grêmio nunca havia caído antes das quartas de final com Renato Portaluppi na casamata. Anteriormente, Renato conduziu o Tricolor quatro vezes às semifinais (2013, 2017, 2019 e 2023), uma vez às quartas (2018), além de um vice-campeonato (2020) e um título conquistado (2016).
Sem a Copa do Brasil, restam o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores para disputar na temporada. Com pouco tempo de recuperação, Renato Portaluppi já comandou na quinta-feira, no CT da Graciosa, em Curitiba, o penúltimo treinamento antes de encarar o Cuiabá. O confronto, válido pela 22ª rodada da competição nacional, acontece amanhã, às 19h, na Arena Pantanal.
O lateral-esquerdo Zé Guilherme reforçou a delegação na capital paranaense. O jovem substitui Mayk, que sentiu um desconforto muscular após a vitória sobre o Athletico Paranaense por 2 a 0, e será relacionado para a partida no Mato Grosso.
Por causa do jogo contra o Fluminense pela Libertadores na próxima terça-feira, Renato deve poupar alguns titulares diante do Dourado. Reinaldo é um desses atletas que podem sequer viajar para o centro-oeste brasileiro e, com isso, Zé Guilherme ganharia uma chance.
Regularizado no BID, Braithwaite está liberado para estrear. O jogador deve estar em campo na Arena Pantanal.