Grêmio vê nota de reclamação contra o árbitro como normal: “este é o Flamengo”
capa

Grêmio vê nota de reclamação contra o árbitro como normal: “este é o Flamengo”

Alberto Guerra revelou que clube trabalha em silêncio e protesta contra pênalti pró Atlético

Por
Correio do Povo

Bráulio da Silva Machado apitou o jogo do Flamengo e será o auxiliar de Raphael Claus no VAR na partida entre Flamengo e Grêmio no dia 23

publicidade

A direção do Grêmio não estranhou a nota do Flamengo reclamando da não marcação de um pênalti contra o Athletico-PR, no jogo que terminou com a vitória por 2 a 0, dentro da Arena da Baixada, no último domingo. Para os dirigentes, a atitude é normal e, o estranhamento, é quanto a forma como ela foi feita.

“Não preocupa e não estou surpreso, pois este é o Flamengo. Obviamente, também temos as nossas preocupações (em relação a arbitragem) e estamos trabalhando em silêncio. Não através de uma nota que é para chamar a atenção”, destacou o diretor de Futebol Alberto Guerra.

O árbitro da partida entre o rubro-negro e o Furacão foi o catarinense Braulio da Silva Machado, que marcou um pênalti para os cariocas, mas foi chamado para observar o VAR e voltou atrás. Braulio será o auxiliar da Raphael Claus, que irá comandar a ferramenta para a Conmebol na semifinal da Libertadores entre os dois brasileiros, no dia 23.

Guerra aproveitou a entrevista para reclamar da marcação do pênalti que deu ao Atlético-MG o único gol que marcou no jogo de domingo, no Independência. “Questionamos o critério do futebol brasileiro em relação ao VAR. Olhando o pênalti do Atlético-MG, (marcar) é negar a imagem. A não ser que, qualquer mínimo puxão vire pênalti. O que reclamamos é o critério, pois alguns são dados em jogos do Campeonato Brasileiro. Coincidentemente, para o Grêmio não são”, reclamou.

A vitória sobre o Galo colocou o Grêmio pela primeira vez no grupo dos classificados para a Libertadores após 25 rodadas. Guerra comemorou o bom momento.

“Está tudo dentro do planejado. Estamos conseguindo rodar o elenco, dar sequência aos jogadores que provavelmente jogarão lá. Temos um importante jogo contra o Bahia, dentro da nossa casa, e depois sair para enfrentar o Fortaleza com um time alternativo para concentrarmos no Flamengo”, declarou.

A delegação do Grêmio chega a Porto Alegre na tarde desta segunda-feira e, após o desembarque, toda a delegação ruma ao CT presidente Luiz Carvalho. A partir das 15h ocorrerá o primeiro treino visando o confronto contra o Bahia. O confronto contra os baianos está marcado para quarta-feira, às 19h15min, na Arena.

• Confira a nota divulgada pelo Flamengo em seu site oficial

O Clube de Regatas do Flamengo lamenta ter que se posicionar a respeito da arbitragem do Campeonato Brasileiro. Acreditamos que reclamações por parte de qualquer diretoria mancham a imagem do campeonato e, por isso, vínhamos adotando como postura não nos manifestarmos depois de cada jogo, apesar de já termos presenciado várias situações que, ao nosso ver, prejudicaram claramente nossa equipe.

Não podemos, porém, nos calar após o acontecido na partida de hoje. A coincidência temporal entre a pressão pública feita por diretorias de concorrentes ao título e o ocorrido em campo no jogo contra o Athletico Paranaense nos preocupa muito. A atuação da arbitragem, tanto no campo quanto no VAR, foi desastrosa e muito prejudicial ao Flamengo.

Esperamos que episódios como esses não voltem a ocorrer, especialmente no dia 23, quando o árbitro de hoje estará envolvido novamente em uma partida importantíssima.

Uma arbitragem isenta e de alto nível: isto é o que o futebol brasileiro deseja e precisa.