Gre-Nal põe à prova a reformulação do Grêmio
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Gre-Nal põe à prova a reformulação do Grêmio

Dois terços dos jogadores relacionados vêm da base do Grêmio, que patina nas contratações

Correio do Povo

Tricolor começou a emprestar jogadores e aposta mais nos jovens

publicidade

Quando a atípica temporada 2020 acabou para o Grêmio, com a perda do título da Copa do Brasil, havia um consenso muito claro. Era preciso renovar o elenco tricolor. A necessidade foi admitida publicamente pelo presidente Romildo Bolzan Júnior, que prometeu utilizar mais a base e trazer apenas reforços pontuais, com qualidade para chegar e sair jogando. Menos de um mês depois, o Grêmio enfrenta sua primeira grande prova na nova temporada, o clássico Gre-Nal na Arena.

Quanto a reforços, o clube ainda teve pouco sucesso – sabia-se que seriam negociações complicadas – mas a reformulação do grupo é evidente. Dos 24 jogadores relacionados para enfrentar o Inter, 16 foram formados nas categorias de base, ou seja, dois terços. Esse número não é por acaso. Romildo liberou o vice Paulo Luz, desceu ao vestiário e tomou as rédeas do futebol, acumulando funções. O clube fez uma numerosa lista de jogadores para serem emprestados, vendidos ou terem a rescisão negociada.

Thaciano, homem de confiança de Renato, foi o único oficializado por empréstimo em outro clube (Fortaleza) até agora. Detalhe: ele jogou no último domingo, contra o Pelotas. O Grêmio não esperou os demais acertarem para deixar claro que não tem mais interesse neles. Victor Ferraz, David Braz e Éverton foram titulares contra o São Luiz na quarta-feira e, na quinta, ficaram de fora da lista final de inscritos no Gauchão.

Ferraz negocia com o Ceará, Braz, com o Fluminense, e Éverton deve ter seu contrato rescindido, assim como Vanderlei, que era titular até pouco mais de um mês atrás e se desligou do clube na quinta. Paulo Victor também está fora dos planos.

O desafio agora é agregar qualidade ao grupo que restou. Rafinha e Thiago Santos são os únicos reforços confirmados, ainda sem condições físicas de entrar em campo no Gre-Nal. Também não podem jogar contra o Del Valle, porque a lista da Libertadores só será alterada para a fase de grupos, em caso de classificação. A direção tem como objetivo ao menos um atacante indiscutível, mas esta contratação possivelmente seja apenas para o meio do ano.

Nas redes sociais, único palco possível em tempos de pandemia, a torcida faz um clamor para o Grêmio voltar atrás na desistência por Borré e demonstra grande insatisfação com o nome de Thiago Santos.

Por outro lado, a gurizada agrada. Com exceção de Diogo Barbosa, a defesa para o clássico é sub-23. Brenno, Vanderson, Ruan e Rodrigues disputaram os primeiros jogos do Gauchão, enquanto o grupo principal estava de férias, e começam como titulares – no caso dos zagueiros, apenas devido à ausência de Geromel e Kannemann.

O Gre-Nal deste sábado será um grande teste para essa reformulação, que já começou “na fogueira”. Renato teve pouco mais de uma semana para preparar o time, que agora enfrenta três pedreiras.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895