O Grêmio acertou, na noite da última terça-feira, o empréstimo de Monsalve ao Estudiantes (ARG). Conforme apurado pelo CP, o vínculo do meia colombiano com os argentinos será até metade de 2027, com opção de compra.
Fora dos planos de Luís Castro, Monsalve passou a treinar em separado, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. A direção tricolor tomou essa atitude porque o jogador havia recusado propostas para deixar a Arena, entre as quais as do Coritiba e do próprio Estudiantes.
Contratado na metade de 2024, Monsalve nunca conseguiu manter uma regularidade com a camisa gremista. Foram 63 jogos, com sete gols marcados e cinco assistências distribuídas. O contrato com o Grêmio é válido até o final de 2028.