Em meio a uma delicada situação financeira, o Grêmio corre o risco, nos próximos dias, de sofrer um novo transfer ban da Fifa. O Tricolor deve 100 mil dólares (R$ 502 mil, na cotação atual) ao River Plate-URU pelo empréstimo de Matías Arezo ao Peñarol no início deste ano.
Dono de 50% dos direitos econômicos do centroavante, o River cobra do Grêmio o pagamento da metade do valor recebido por uma das parcelas da negociação. A transação foi finalizada em janeiro por 400 mil dólares (R$ 2 milhões), sendo paga em duas vezes de 200 mil dólares (R$ 1 milhão, na cotação atual). Em reunião no Conselho, os uruguaios definiram, após votação, o prazo final para o Tricolor quitar essa dívida: esta sexta-feira, dia 22 de maio. Caso isso não ocorra, vão acionar os gaúchos na Fifa na próxima segunda-feira.
Transfer ban no final de 2025
Esta não é a primeira vez que o Grêmio atrasa pagamentos relacionados a Arezo. Em novembro do ano passado, o Tricolor sofreu um transfer ban por dois motivos: o não repasse justamente ao River Plate-URU de metade do valor recebido pelo primeiro empréstimo do centroavante ao Peñarol (150 mil dólares) e também uma dívida de cerca de R$ 7 milhões pela compra do jogador junto ao Granada-ESP em 2024. Essas duas situações foram resolvidas, e o clube saiu da punição no dia 30 de dezembro de 2025, podendo voltar a registrar novos jogadores contratados.
Arezo está cedido ao Peñarol até o final deste ano. Recentemente, os uruguaios sinalizaram ao Grêmio que vão exercer a opção de compra do centroavante. A informação é do jornalista Oscar Belo, da Rádio Carve Deportiva, do Uruguai. O valor para adquiri-lo é de 3,5 milhões de dólares (R$ 17,5 milhões, na cotação atual).
Destaque no Uruguai
Nessa segunda passagem pelo Peñarol (atuou também em 2023), Arezo é um dos destaques da equipe comandada pelo técnico Diego Aguirre, ex-Inter. Na atual temporada, o camisa 9 tem oito gols marcados em 19 partidas disputadas. Já no ano passado, foram 12 gols e quatro assistências em 24 jogos. São dois títulos conquistados nesse tempo: Copa Uruguai (2025) e Supercopa Uruguaia (2026).
Contratado pelo Grêmio na metade de 2024, Arezo não conseguiu ter um bom rendimento em Porto Alegre e pediu para ser negociado com o Peñarol na metade do ano passado. Durante a sua passagem pela Arena, o atacante disputou 37 partidas, com seis gols marcados e duas assistências distribuídas. O contrato com o Tricolor é válido até o final de 2028.