Grêmio

Grêmio sofre gol de pênalti nos acréscimos e perde para o Bragantino pelo Brasileirão

Com um jogador a menos e polêmicas de arbitragem, o Tricolor foi derrotado pelo Massa Bruta por 1 a 0, em Bragança Paulista

Bragantino e Grêmio empataram por 0 a 0, em Bragança Paulista
Bragantino e Grêmio empataram por 0 a 0, em Bragança Paulista Foto : JEFFERSON AGUIAR / PERA PHOTO PRESS / Estadão conteúdo / CP

Com polêmicas de arbitragem, o Grêmio não conseguiu suportar a pressão dos donos da casa e amargou uma derrota em Bragança Paulista. Na noite deste sábado, em meio à expulsão de Kannemann e pênalti no último lance, o Tricolor perdeu para o Bragantino por 1 a 0, no Cícero de Souza Marques, em duelo válido pela 27ª rodada do Brasileirão.

Com o resultado, os gaúchos seguem com 34 pontos e se mantém na 10ª colocação. Na próxima rodada, após a parada para a data Fifa, o adversário é o São Paulo, na Arena. O jogo acontece no dia 16 de outubro, às 19h, em Porto Alegre.

Expulsão polêmica no final

Ainda com o desfalque de Marcos Rocha, o Grêmio iniciou bem o confronto em Bragança Paulista. Com menos de um minuto, Marlon avançou pela esquerda e cruzou na pequena área. Cleiton apareceu bem e conseguiu cortar. O Bragantino não demorou para responder e levou muito perigo com Thiago Borbas, após cruzamento de Vanderlan.

Edenilson aparecia como o principal jogador para a transição ofensiva do Tricolor. Postado defensivamente, os gaúchos buscavam as trocas de passes com rapidez para chegar ao gol de Cleiton. Aos 17, após a zaga adversária afastar, Gustavo Martins soltou a bomba de fora da área, e o goleiro do Massa Bruta espalmou para escanteio.

Aos 21, em mais uma jogada rápida, Aravena cruzou da esquerda e Edenilson, sozinho na grande área, finalizou de primeira. Porém, Guzmán apareceu na hora certa e cortou para escanteio. Dois minutos depois, o Bragantino pediu pênalti em chute de Jhon Jhon. A bola tocou no braço de Noriega que estava em posição natural e, por isso, nada foi marcado.

O jogo continuou morno até o lance polêmico nos minutos finais. Aos 42, antes da cobrança de falta lateral, o árbitro Lucas Casagrande viu uma agressão de Kannemann, que recebeu o cartão vermelho. O zagueiro gremista ficou bem revoltado com a decisão, que não foi revista no VAR.

Derrota no último lance

Sem um dos zagueiros, Mano Menezes tirou Edenilson para a entrada de João Lucas no intervalo. Com isso, Gustavo Martins foi formar dupla de zaga com Noriega. Como esperado, a etapa final ficou toda concentrada no campo de ataque do Bragantino.

Mesmo com mais posse de bola, os donos da casa encontravam dificuldades para furar o bloqueio gremista. Aos 8, Jhon Jhon deu belo passe para Matheus Fernandes, que chegou finalizando. Gabriel Grando caiu no canto esquerdo e fez grande defesa.

Aos 15, os paulistas perderam a melhor chance de gol. Vanderlan cruzou rasteiro e Thiago Borbas, sozinho na grande área, finalizou para fora, perdendo chance incrível. Um minuto depois, Grando apareceu e salvou em chute de Fernando, que passou com facilidade pela defesa gremista.

A pressão do Massa Bruta seguiu e Juninho Capixaba quase marcou um belo gol. Aos 27, após cruzamento da direita e o corte da defesa gaúcha, Juninho Capixaba dominou na entrada da área e mandou um chutaço de fora da área. A bola passou perto da trave esquerda de Grando. Três minutos depois, o goleiro gremista apareceu novamente em chute forte de Vinicinho.

Aos 38, após cruzamento da direita, Fernando conseguiu se desvencilhar da marcação e perdeu chance incrível na pequena área. A pressão paulista seguiu a todo vapor, mas Grando estava em noite inspirada. Aos 46, Fernando chutou de dentro da área, e o goleiro tricolor fez mais uma grande defesa. Dessa vez, salvou com os pés.

Quando o empate por 0 a 0 parecia ser o resultado final, o Bragantino conseguiu um pênalti. Aos 53, Praxedes finalizou de esquerda, e a bola resvalou no braço de Marlon. Após ser chamado pelo VAR, Lucas Casagrande assinalou a penalidade, que foi bastante contestada pelos gremistas. Na cobrança, Jhon Jhon bateu com categoria e estufou as redes: 1 a 0.

Veja Também

Brasileirão 2025 – 27ª Rodada

Red Bull Bragantino 1

Cleiton; Nathan Mendes (Andrés Hurtado), Pedro Henrique, Guzmán e Vanderlan; Fabinho (Praxedes), Matheus Fernandes (Juninho Capixaba) e Jhon Jhon; Lucas Barbosa (Vinicinho), Laquintana (Fernando) e Thiago Borbas. Técnico: Fernando Seabra.

Grêmio 0

Gabriel Grando; Gustavo Martins, Kannemann, Noriega e Marlon; Dodi, Arthur Melo (Camilo) e Edenilson (João Lucas); Pavon (Amazu), Avarena (Alex Santana) e André Henrique (Wagner Leonardo). Técnico: Mano Menezes.

Gol: Jhon John, aos 60 minutos do segundo tempo.

Cartões Amarelos: Nathan Mendes (Red Bull Bragantino); André Henrique, Dodi, Alex Santana, Marlon e Mano Menezes(Grêmio).

Cartão Vermelho: Kannemann (Grêmio)

Árbitro: Lucas Casagrande (PR).

Local: Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP).

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais