No mundo da bola são normais as histórias de jogadores que jogaram juntos em uma época em que um determinado nome não tinha ainda a projeção que viria a alcançar posteriormente na carreira. É o caso de Jemerson e Mbappé. O novo zagueiro do Grêmio, de 31 anos e contratado do Atlético Mineiro, foi companheiro do astro francês logo que trocou Belo Horizonte pelo principado de Mônaco.
Em 2016, no Monaco, os dois eram ainda jovens. O brasileiro vendido ao clube francês por cerca de R$ 50 milhões via surgir de perto um craque. No entanto, curiosamente, uma fala do zagueiro até hoje é lembrada, mas por outra razão. "Quando eu cheguei no Monaco já falavam muito dele e, o vendo jogar, fiquei impressionado. Ele joga muito e tem uma qualidade incrível para driblar e bater na bola. É normal falarem mais do Mbappé porque quem faz mais gols aparece mais (risos), mas eu gosto muito do Lemar”, disse Jemrson referindo a outro francês do time.
O fato é que Mbappé foi alçar voos maiores ao deixar a pequena e luxuosa cidade em direção à capital Paris. Jemerson permaneceu no Monaco e enfrentou o craque pelo PSG, clube que está de saída no meio do ano. Depois de passar pelo Corinthians e retornar à França para atuar no Metz, o zagueiro chegou ao Atlético em 2022 com boas expectativas. Porém, como tinha contrato somete até o fim do ano, a diretoria mineira aceitou negociar o atleta agora com o Grêmio.
"Ele vinha sendo titular. A torcida vaiou ele algumas vezes após gol contra no primeiro clássico na Arena MRV quando o Cruzeiro venceu 1x0, em 2023. Aí ficou marcado negativamente. Jogador experiente, bom fisicamente, rápido e faz o primeiro combate. Vai ser útil", analisa Cláudio Rezende setorista da rádio Itatiaia de BH. Opinião parecida ao do colega Cristiano Oliveira, comentarista da rádio Guaíba: "Bom zagueiro. Destro, 31 anos, experiente e acostumado a jogar com camisas pesadas como as de Atlético-MG e Corinthians. Na Europa, foi campeão francês e semifinalista de Champions League com o Monaco, onde foi colega de time de Mbappé."
Jemerson será apresentado no Grêmio somente no próximo mês quando o clube espera estar de volta a Porto Alegre, mais precisamente ao CT Luiz Carvalho. Ele foi contratado com vínculo até o final de 2026 com o tricolor gaúcho.