Grêmio

Palmeiras também desiste da contratação de Ronaldinho

Decisão foi divulgada pelo site do clube em nota assinada pelo presidente Luiz Gonzaga Belluzzo

A corrida pela contratação de Ronaldinho sofreu mais uma baixa na manhã deste domingo: o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, emitiu um comunicado no qual declara que o clube abre mão do meia. Belluzo afirma que as conversações com o irmão e empresário do jogador, Roberto Assis, começaram em junho do ano passado e, em dezembro, Assis garantiu que o clube era o único a negociar a contrataçao do meia. Segundo Beluzzo, isso deixou a direção do Palmeiras confiante de sua vinda. O Grêmio afirma, no entanto, que foi contactado por Assis ainda em setembro. O Tricolor desistiu ontem de contratar o jogador.

No mesmo mês, o clube foi informado que havia outros na corrida - Flamengo, Grêmio e Corinthians. "O Palmeiras alertou o irmão do jogador sobre esses novos fatos e disse que não se envolveria nessa modalidade de negociação", afirma Beluzzo, explicando que considera-a antiética. Em 2 de janeiro, Assis fez uma nova proposta, apresentada como definitiva. O clube aceitou imediatamente o combinado. “Qual não foi nossa surpresa ao ver pela imprensa que as negociações com outros clubes continuavam, apesar da palavra empenhada por Assis de que o jogador vestiria nossa camisa”, afirma.

Essa sequência de mal-entendidos fez com que o Plameiras desistisse de contratar o jogador. Segundo Beluzzo, o clube jamais vai compactuar com o comportamento de Assis nas negociações. O presidente afirma ainda que todas as etapas do negócio foram solucionadas e acordadas com o irmão do atleta – o que inclui salário, premiação, tempo de contrato e empresas envolvidas.

Ainda segundo Beluzzo, as condições do contrato eram excepcionais, "provavelmente as maiores do mercado brasileiro em todos os tempos”. O presidente, no entanto, não deu detalhes sobre o contrato e se ateve a concluir que o clube trabalhou com paciência e dignidade para conclusão da negociação. Mesmo com o favoritismo do Flamengo, o Palmeiras continuava confiante na possibilidade de contratar o jogador até ontem.

Leia o comunicado na íntegra:

A Sociedade Esportiva Palmeiras informa aos 18 milhões de torcedores que, a partir desta data (9 de janeiro de 2011), desiste oficialmente da contratação do atleta Ronaldinho. Pela grandeza e história do nosso clube, e para esclarecimento aos seus milhões de torcedores, o Palmeiras manifesta que:

- As conversações com o irmão e empresário do atleta, o senhor Roberto de Assis, tiveram início no mês de junho de 2010;

- Nesse mês, foi apresentado o projeto para a vinda do atleta. Várias empresas se mostraram interessadas em participar e a partir daí iniciaram-se as negociações;

- Em julho, surge um fato novo. Ao contrário do que ocorria até aquele momento, o Milan resolveu não abrir mão dos direitos que tinha sobre o contrato do jogador, que venceria somente em junho de 2011, inviabilizando, assim, o negócio;

- Não obstante, durante esse período, o Palmeiras continuou mantendo conversações com o representante do atleta, o senhor Roberto de Assis;

- Em dezembro, nos foi informada a possibilidade da liberação do atleta sem o pagamento da multa. Até este momento, segundo o senhor Roberto de Assis, apenas o Palmeiras negociava com o atleta, o que nos deixava confiantes na vinda do jogador;

- Somente em meados de dezembro é que surgem então outros clubes interessados. A partir de então o representante do jogador começou a desenvolver negociações paralelas. O Palmeiras alertou o irmão do jogador sobre esses novos fatos e disse que não se envolveria nessa modalidade de negociação por considerá-la contrária aos padrões éticos de uma sociedade civilizada;

- Menos de uma semana após essa conversa, no dia 2 de janeiro o senhor Roberto de Assis fez uma contra proposta apresentada por ele como definitiva. O Palmeiras de imediato aceitou essa contra proposta . Tínhamos então a garantia da vinda do jogador;

- Qual não foi nossa surpresa ao ver pela imprensa que as negociações com outros clubes continuavam, apesar da palavra empenhada do senhor Roberto de Assis de que o jogador vestiria nossa camisa;

Por tudo isso, o Palmeiras faz questão de vir a público para enfatizar que jamais vai compactuar com esse tipo de comportamento.

O Palmeiras esclarece que desenvolveu um projeto com grandes empresas do mercado brasileiro e internacional, reunindo profissionais de reputação em uma ampla operação comercial e de marketing para viabilizar a vinda do jogador.

Todas as etapas para a conclusão do negócio, abrangendo salário, premiação, tempo de contrato e empresas envolvidas, foram solucionadas e acordadas com o empresário do atleta. Todas as cláusulas e valores pedidos pelo representante do atleta, neste período, foram 100% aceitas pelo Palmeiras e repassadas para a conclusão do negócio. As condições eram excepcionais, provavelmente as maiores do mercado brasileiro em todos os tempos. O empresário Assis afirmou ao Palmeiras que a transação estava fechada no dia 2 de janeiro.

Desde então, foram várias respostas evasivas e tentativas frustradas de contato. É necessário alertar a opinião pública que, em respeito à sua história, a seus torcedores e a seus parceiros, a Sociedade Esportiva Palmeiras trabalhou com a paciência necessária e com a dignidade exigida para conclusão dessa negociação.


Luiz Gonzaga Belluzzo
Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras

Bookmark and Share

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais