Nessa segunda-feira, o lateral André Santos foi liberado para terminar a sua mudança de Londres para Porto Alegre e deve retornar ainda nesta terça para a Capital. No entanto, o jogador tem poucas chances de atuar contra o Pelotas. Fábio Aurélio, que seria o substituto, ainda será preparado antes de estrear com a camiseta do Grêmio. Dessa forma, o técnico Vanderlei Luxemburgo poderá improvisar Guilherme Biteco na ala canhota.
No meio-campo, o Grêmio ficou sem o volante Fernando, convocado para servir a Seleção Brasileira. Nesse setor, Luxa tem duas alternativas: Adriano ou Marco Antonio. Com o primeiro, o time não perde a característica de marcação, mas com Marco Antonio o técnico seria obrigado a recuar Souza para a primeira função, deixando o time mais ofensivo.
A seleção do Chile também desfalcou o Grêmio com a convocação de Eduardo Vargas. Para o lugar do atacante, Kléber e Wellington são as alternativas. O time gremista deve ter a seguinte escalação: Dida; Pará, Werley, Cris e G.Biteco; Adriano (Marco Antonio), Souza, Elano e Zé Roberto; Kléber (Wellington) e Barcos.