Retrospecto recente do Grêmio coloca sob risco o objetivo de chegar à Libertadores 2024
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Retrospecto recente do Grêmio coloca sob risco o objetivo de chegar à Libertadores 2024

Tricolor de Renato Portaluppi venceu apenas uma partida das últimas seis pelo Brasileirão

Lucas Mello

publicidade

A derrota para o Athletico Paranaense, na Arena, começou a colocar em risco o principal objetivo do Grêmio no Brasileirão: a vaga direta para a Libertadores 2024. A preocupação do torcedor tricolor não é apenas pelo resultado negativo, mas principalmente pelo nível de atuação da equipe, o que vem se repetindo nas últimas rodadas.

Nas últimas seis partidas do Campeonato Brasileiro, os comandados de Renato Portaluppi venceram apenas uma vez, contra o Palmeiras por 1 a 0, em Porto Alegre. Na oportunidade, muito mais valeu o resultado do que o desempenho, já que os paulistas foram superiores durante grande parte do confronto, obrigando Gabriel Grando a salvar e colocando bola no travessão nos acréscimos.

Nos outros cinco jogos, o Grêmio acumula três derrotas e dois empates. Nesse recorte, os Tricolores têm um aproveitamento de apenas 27,7%, perdendo a gordura construída até então no Campeonato Brasileiro, que os deixavam com mais tranquilidade na zona de G-4.

O quadro se agravou nas derrotas para o Inter, no Gre-Nal 440, e Athletico Paranaense, quando o Tricolor não só perdeu, como também foi superado taticamente. Na entrevista coletiva após a partida contra o Furacão, Renato justificou as fragilidades apresentadas, principalmente no setor defensivo, pelas ausências de volantes à disposição.

Mesmo assim, o treinador classificou a derrota como injusta: “Tem que improvisar, tentar fazer algo. Sabia que íamos deixar espaço. O Grêmio não merecia ter perdido. Se for ver as chances claras, as melhores foram do Grêmio. O Athletico pode ter dominado mais a partida com os espaços. Infelizmente, tomamos o gol no fim.

Não aproveitamos as oportunidades para matarmos o jogo”. Faltando 11 rodadas para o término, o Grêmio terá três confrontos diretos na luta pela vaga na fase de grupos da Libertadores do próximo ano: Flamengo, em casa, e Atlético Mineiro e Fluminense, fora − sem contar o Botafogo, fora de casa, que está na liderança e caminha a passos largos para conquistar a competição.

Renato Portaluppi terá pouco tempo para digerir as duas derrotas consecutivas, algo que aconteceu pela primeira vez nesta edição do Brasileirão. No sábado, às 18h30min, o Tricolor enfrentará o São Paulo, no Morumbi, com a incumbência de voltar a vencer na competição, não só para quebrar a sequência negativa fora de casa, mas também para manter ao alcance o objetivo no campeonato.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895