Romildo vê Grêmio em condições de buscar classificação contra Pachuca
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Romildo vê Grêmio em condições de buscar classificação contra Pachuca

Presidente garantiu mobilização total para decisão desta terça-feira

Rafael Peruzzo

Romildo vê Grêmio em condições para buscar classificação contra Pachuca

publicidade

Romildo Bolzan Jr acordou nesta terça-feira, dia da semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, contra o Pachuca, com uma boa notícia. O presidente do Grêmio foi eleito o dirigente do ano pelo jornal O Estado de São Paulo. Além disso, o Tricolor foi escolhido como o melhor time brasileiro de 2017 e o volante Arthur, a revelação. Nessa entrevista concedida ao Correio do Povo e à Rádio Guaíba nos Emirados Árabaes, o presidente fala sobre a expectativa para o confronto diante dos mexicanos, entre outros assuntos.

A expectativa para o jogo.


"Todas as preparações foram feitas, o Grêmio trabalhou adequadamente esse momento, nós sabemos que só haverá o amanhã se tiver o hoje. Quer dizer, o Grêmio precisa, necessariamente, fazer uma grande partida hoje. O que nós vimos do Pachuca é que se trata de um time que dá para encarar, não creio que seja só aquilo que a gente viu (contra o Wydad Casablanca), mas é um time que durante a partida se desenvolveu muito melhor, jogou melhor o segundo tempo, a prorrogação, mas dá para encarar. O Grêmio tem condições de buscar a classificação para a final".


Situação diferente da Libertadores em se tratando do ambiente. Pachuca pouco se viu jogar.


"Ambiente totalmente novo, a Libertadores é uma pressão diária porque tu enfrenta um ambiente completamente hostil muitas vezes, como ocorreu em Lanús. A arbitragem da primeira partida e o ambiente que encontramos lá de pequenas coisas, de fazer afronta, não respeitar o fair play, aquilo causou uma pressão permanente sobre o jogo, e essa pressão permanente tem que saber administrar. Hoje, aqui, é muito mais impessoal, a Fifa toma todas as providências em relação ao controle, à forma de se deslocar, a segurança, o apoio e a impessoalidade dos estádios. Não tem pressão da torcida, não enche o estádio, então é um jogo sem muita pressão, que precisamos compreender e não deixar se envolver pelo clima muitas vezes da quase apatia. Tem que se envolver no clima da mobilização interna total para passar por essas questões de isolamento".


Preocupação com Michel que não estaria 100%. Maicon pode jogar?

"Eu não tenho condições de dizer alguma coisa, eu conheço e sei o time que vai jogar, mas qualquer confirmação, como sempre, uma hora antes vocês tomarão conhecimento. O Maicon está totalmente recuperado do ponto de vista clínico, não tem mais nada, completamente inteiro. A única coisa que ele não tem é ritmo de jogo".


Final em Lanús serve como exemplo? O Grêmio tem condições de repetir aquela atuação?

"Pode repetir aquela atuação, pode repetir o primeiro tempo contra o Barcelona, em Guayaquil, e repetindo essas duas atuações eu tenho segurança que o Grêmio tem condições de passar essa fase, é a impressão nítida que eu tenho. Repetindo aquelas duas partidas e mostrando o bom futebol do ano, nós temos condições de fazer o enfrentamento com o Pachuca sem nenhum problema, respeitando tudo que tem de respeitar. Também não sei se o Pachuca é aquele time que a gente viu jogar na semana passada, mas vamos combinar, é uma situação extremamente possível de acontecer o Grêmio passar. Eu não quero aqui também sobrepor e tampouco parecer arrogante ou soberbo, eu estou avaliando tecnicamente o que eu vi, e também não quero ser excessivamente humilde e cauteloso, dá sim para fazer o enfrentamento".

Encaminhamento de renovações de contrato, incluindo Renato Portaluppi.

"Está sendo conversado sim, nós fizemos uma conversa inicial e foi só de conceitos, quer dizer, de como as coisas poderiam se organizar, quais são as intenções do Grêmio e as intenções deles (Renato e empresário). Criamos as condições para que o conceito possa ser aprimorado posteriormente, melhorado para chegar às conclusões necessárias nesse tipo de renovação. Há outras situações que estão sendo tocadas pelo Odorico Roman e o André Zanotta, eles estão conversando com representantes de jogadores, mas hoje nós vamos dar uma pausa, na verdade não precisa conversar hoje porque é dia de jogo, deixa para amanhã".

Dirigente do ano eleito pelo O Estado de São Paulo

"Campeonato (títulos) faz milagres e acaba dando isso, mas eu vou ler depois com calma para ver o verdadeiro conteúdo e vou ver exatamente a intenção do jornal. Mas, de qualquer maneira, para eu que estou há três anos como presidente, criar uma condição de ser reconhecido nacionalmente como dirigente de futebol, em um meio extremamente competitivo e vaidoso, orgulhoso, de relações muito complexas, é uma situação que me deixa bastante contente, contemplado. Não é por mim, mas o Grêmio está no caminho certo".

O senhor, a exemplo dos torcedores, também sonha em ver o Grêmio em uma possível final com o Real Madrid?

"Não vai ter amanhã se não tiver hoje. Eu só penso e a mobilização é total no Pachuca. Depois, se nós passarmos, a mobilização é total para o Real Madrid. Tudo fica possível, tudo fica administrável e em condições boas de fazer um enfrentamento com o Real Madrid. Eu acho o Real a seleção do mundo, vamos combinar. Você olha cada posição que tem ali e vê isso. Eu assisti o jogo com o Borussia Dortmund (Liga dos Campeões) e aquele primeiro tempo foi uma correria maluca, fizeram 2 a 0, poderiam ter feito mais, é um time excepcional, fora do normal. A velocidade, a intensidade, a forma como jogam, a categoria, o nível dos jogadores, é uma coisa impressionante. E tudo isso com um sentido coletivo também. Vamos trabalhar exclusivamente o Pachuca, vamos tentar passar e se avançar tem o amanhã, aí a gente remobiliza para o Real Madrid. É possível? Porque não, temos chances sim, mas a gente sabe que é um enfrentamento de um nível bem superior.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895